Foi aprovado o requerimento 530/2021 que solicita ao Executivo informações sobre a falta de vagas em UTIs no município. A autoria é do vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL). A votação aconteceu segunda-feira (24), durante a 12a reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba.
Na propositura, o parlamentar informa que vem recebendo “um número elevado” de pedidos da população solicitando informações quanto à falta de vagas nas unidades de terapia intensiva.
Cássio destaca que mais pessoas poderão precisar de atendimento médico “e até mesmo de um leito de UTI” com a chegada do outono e do inverno, em que o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são fatores importantes que influenciam no aumento de doenças respiratórias crônicas, como asma, bronquite e sinusite. O vereador também ressalta que a pandemia causada pelo coronavírus tem gerado grandes sinais de colapso no SUS.
O requerimento busca saber se o Executivo tem ciência da falta de leitos de UTIs, qual o total de vagas no município atualmente e quantas delas são do SUS. Ele também pergunta quantas pessoas aguardam na fila; se existe um plano emergencial do Executivo para solucionar o problema da falta de vagas; e, no início da gestão atual, quantos novos leitos foram adquiridos ou contratados.