Unicef: aplicativo denuncia violência contra crianças e adolescentes

A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa da vereadora Ana Pavão (PL), na moção de aplausos 97/2021, aprovada na 12.ª reunião ordinária de segunda-feira (24), parabeniza a ministra Damares Regina Alves (Progressista), ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pelo acordo com o UNICEF (Fundo das Nações Unidas) para criação de um aplicativo voltado às crianças e aos adolescentes, contra a violência.

A parlamentar considera a parceria como uma iniciativa criativa e contemporânea, por intermédio de acordo firmado entre o ministério da Mulher, da Família e do Direito Humano, com a Unifec, que está à frente das mais dolorosas aflições decorrentes da violência física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes em todo território nacional.

“A criação de um aplicativo em versão para celular e site é uma estratégia de alcançar e auxiliar os vulneráveis infanto-juvenis com conteúdo direto e simples, numa linguagem adaptada à idade, de uma maneira lúdica, a partir dos seis anos. O dispositivo representa um canal para os adolescentes denunciar agressores de maneira segura”, relata.

Ana considera que a violência doméstica contra crianças e adolescentes é algo pertinente e precisa ser enfrentado, sendo necessário criar estratégias frequentemente para não banalizar a este feito. Com o enfrentamento da pandemia, da Covid-19, as restrições sanitárias nos casos de abuso foram intensificados, e a pessoa vulnerável, por estar apenas dentro de casa perde a oportunidade de trocar informações com outras pessoas e de possivelmente denunciar.

A parlamentar também cita dados mostrando que de acordo com a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), foram registradas mais de 95 mil denúncias contra crianças e adolescentes no disk 100 em 2020. Dessas, quase 15 mil tiveram relação com violência sexual. Estima-se que a cada caso registrado, há 20 não notificados. “Por essa razão, não poderia deixar de parabenizar a ministra por esta significante iniciativa”, pondera Ana Pavão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima