Francys Almeida
Não precisa ser especialista para perceber que estamos novamente à beira do precipício, com aproximadamente 200 contaminados por dia, número em curva crescente, com seis piracicabanos mortos pela Covid-19 na última sexta. A tendência é ter que tomar novamente medidas drásticas.
A crescente dos números pode estar relacionada com a variante indiana e, justamente por não haver pesquisa nesse sentido, estamos numa batalha de campo aberto e a população é alvo fácil.
Para piorar a situação, existe a possibilidade de terceirização dos serviços de saúde, nos mesmos métodos que o Rio de Janeiro. Nem precisa falar que não deve dar certo.
Além de propor “Tratamento Precoce”, com medicamentos sem comprovação científica, a gestão pública municipal, logo no início do atual mandato, fechou a tenda do Piracicamirim, preparando o terreno para o Plano de Terceirização, que humilha e desvaloriza quem tanto luta pela saúde pública.
Estamos nos aproximando de mil piracicabanos mortos pela Covid-19, podendo chegar a dois mil mortos até dezembro, caso sigamos no ritmo atual.
Certamente se o prefeito Luciano Almeida tivesse conhecimento da cidade, uma experiência mínima com a saúde pública e um pouco mais de humildade, esses números poderiam ser bem menores. Mas o governo tem como objetivo “se vingar”, fazendo política com o fígado e apenas espasmos de racionalidade. A institucionalização da perseguição política, aparelhamento das forças públicas para amedrontar e achincalhar quem supõe ser risco a sua gestão, infelizmente concentra forças no que não é prioridade.
Devemos focar em alimentar as famílias necessitadas, pois, diferente do nosso prefeito — que, graças a Deus, nunca passou necessidade mínima de subsistência —, a população vive diariamente sofrendo sem ter o que comer e nenhuma política pública que possa solucionar esse problema em médio prazo. Até quando o Poder Público Municipal assistirá à população passando necessidade?
______
Francys Almeida, bacharel em Direito, síndico profissional, militante partidário (PCdoB) em Piracicaba