Intercâmbio: vereadora visita Iracemápolis e orienta sobre bem-estar animal

Alessandra Bellucci visitou Iracemapólis, cidade vizinha a 30 quilômetros de Piracicaba – CRÉDITO: Assessoria Parlamentar

Convidada por protetores de animais, a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) conheceu as instalações do canil de Iracemápolis (SP), a 30 quilômetros de Piracicaba, e forneceu orientações sobre como a administração local pode ampliar as ações para a garantia do bem-estar animal.

Iracemápolis tem como prefeita Nelita Michel e, como vice, Chicão Rossetti, ambos do PL. “Apresentei um ‘mapa’ do que fazer para terem mais educação, proteção, punição a maus tratos e bem-estar animal. Reparamos que o local precisa de modificações e explicamos junto à prefeita e ao vice-prefeito todas as diretrizes do que precisam”, resume Alessandra, que soma três décadas de trabalhos dedicados à causa.

A vereadora observa que Iracemápolis, por ter aproximadamente 25 mil habitantes, tem grandes chances de conseguir alcançar toda a população se colocar o projeto em prática. “Se começarem a fazer um trabalho totalmente focado na conscientização, na esterilização dos animais de rua e em outras ações, vão poder ter um avanço tão grande para serem uma cidade de referência no futuro.”

Alessandra listou as orientações que compartilhou na visita ao canil. “Articulamos este caminho para eles, dentro das experiências que tenho, de 30 anos nessa área: a necessidade de conscientização da população; a promoção de campanhas educacionais em creches, escolas e centro comunitários; a realização de censo com os animais que precisam ser castrados, os de rua e os semitutoriados; e a contratação de um ônibus de castração.”

A vereadora também explicou “como atuar em cima da lei federal de maus-tratos —já que Iracemápolis ainda não tem uma lei municipal sobre o tema— para fazer averiguações e punições” e que instrumentos podem ser adotados para incentivar as adoções de animais que hoje estão no canil (como feiras no próprio local e em praças), com isso abrindo oportunidades para o espaço abrigar outros cães resgatados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima