Assistência social: comissão de acompanhamento avaliará os serviços do CAPS AD

Objetivo do coletivo é buscar as demandas para melhoria no atendimento do CAPS AD

Os integrantes do mandato coletivo A Cidade É Sua (PV), Jhoão Scarpa e Pablo Carajol, se reuniram com Vandréa Novello, coordenadora da RAPS (Rede de Atendimento Psicossocial) e CAPS AD (Álcool e Drogas) e também com Beatriz Magosso, oficineira de artes, com o intuito de formar uma comissão na cidade que vai acompanhar os serviços da unidade do CAPS AD no município.

Vandréa afirma que há dificuldades estruturais nos atendimentos nesse momento de pandemia. “Não temos equipamentos e internet para atender online os pacientes que acompanhamos e há um desafio e uma promessa de prontuários online para que possamos fazer mapeamento dos pacientes”, reforça.

A coordenadora aponta a necessidade de psiquiatras nas cinco unidades do município, além de outros profissionais. “É preciso uma reformulação na estrutura física, de modo a deixar como espaço terapêutico, e não cara de hospital, que não é a proposta do CAPS AD”, afirma.

Segundo Pablo Carajol, a comissão será formada para que essas necessidades sejam levadas ao Executivo. “A mudança de endereço também é uma demanda que nosso mandato vem acompanhando desde janeiro e já é de conhecimento da Secretaria Municipal da Saúde que essa mudança deverá acontecer assim que for encontrado um novo local”, destaca.

Carajol detalha que local atual do CAPS AD – antiga UPA do bairro Vila Cristina – tem muitas dificuldades, como furtos frequentes, ameaças aos funcionários, falta de infraestrutura adequada, proximidade com locais de comercialização de drogas e bares.

Tanto a coordenação do CAPS AD como os integrantes do Mandato Coletivo compreendem que o novo local deva ser na área central, para que a população de todas classes sociais tenha acesso aos serviços. Eles afirmam que o secretário de Saúde, Filemon Silvano, autorizou o levantamento de possíveis prédios. Um encontro com a comissão já está definido para o início do mês de junho.

Na reunião, Pablo Carajol e Jhoão Scarpa também falaram sobre a criação de uma programação com palestras e cursos sobre saúde mental, em atividades que podem ser desenvolvidos na Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Piracicaba, Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima