ElringKlinger doa respirador à Santa Casa de Piracicaba

Os representantes da ElringKlinger, Juliano Marcelino e Fernando Petrolino, ao lado de Alexandre Valvano Neto, Vanda Petean e Marcos Andrade, da Santa Casa – Crédito: Divulgação

A empresa ElringKlinger do Brasil oficializou a doação de um respirador pulmonar mecânico para a Santa Casa de Piracicaba, elevando a quantidade de equipamentos direcionados para auxiliar o paciente a respirar artificialmente nas cinco Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) mantidas pela Instituição.

A entrega do respirador ocorreu na manhã do último dia 11 de maio, quando o diretor geral da empresa, Fernando Petrolino; o gerente de RH Juliano Marcelino; e a analista de marketing, Luana Mello; foram recepcionados na Santa Casa pelo vice-provedor Alexandre Valvano Neto, pela administradora Vanda Petean, pelo coordenador do setor de Captação de Recursos do Hospital, Marcos Andrade, e pelo supervisor da gestão de equipamentos médicos, Thiago Sant’ Anna.

“Optamos pela Santa Casa por conhecermos a história de 166 anos de excelentes serviços prestados pela Instituição, entidade filantrópica sem fins lucrativos altamente respeitada pelo comprometimento, confiança e seriedade com que desempenha suas funções, direcionando assistência médico-hospitalar à Piracicaba e a outras 25 cidades da região”, considerou o diretor geral da empresa, organização instalada desde 1997 em Piracicaba como sede corporativa da América do Sul para produção de peças para o setor automotivo e industrial.

Segundo ele, a intenção é estreitar os laços com a Santa Casa e direcionar apoio também em outras áreas.

Ao agradecer a ElringKlinger pelo apoio e parceria, Alexandre Valvano salientou a importância da doação, ressaltando que o equipamento ajuda a salvar vidas. “Essa união permite à ElringKlinger e à Santa Casa fazerem ainda mais pela sociedade”, considerou.

A administradora Vanda Petean complementou, informando que a manutenção de equipamentos prontos para uso nas emergências tem sido cada vez mais essencial, sobretudo em época de pandemia, período em que os leitos de UTIs são tomados por portadores da covid-19, levando os hospitais a criarem novos leitos para esta finalidade. “Não conseguiríamos isso sem respiradores”, considerou Vanda.

Ela revela que os respiradores atenderão também a pacientes portadores de outras patologias, tendo-se em vista que a Santa Casa de Piracicaba é referência regional em assistência de urgência e emergência, cardiologia, maternidade de alto risco, AVC (acidente vascular cerebral), oncologia, ortopedia, urologia, neurocirurgia e assistência neonatal.

O médico intensivista Sergio Pacheco Junior (CRM 113.544), coordenador das UTIs Covid na Santa Casa, explica que, com o respirador, é possível oferecer oxigênio e retirar o dióxido de carbono do organismo do paciente; pois ao entrar em contato com o pulmão, o novo coronavirus pode causar infecções, inflamando os órgãos a ponto de impedir que eles sejam capazes de oxigenar o sangue para remoção do dióxido de carbono. “Por isso, o paciente acaba ofegando em excesso e sentindo dificuldades intensas na hora de respirar, processo que exige o uso de um respirador”, observou.

O supervisor da gestão de equipamentos médicos, Thiago Sant’Anna, também apontou a importância da doação, lembrando que a padronização, a qualidade e o bom funcionamento dos equipamentos são essenciais para o gerenciamento de risco e primordial para a segurança do paciente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima