
O início do cursinho popular, organizado pela Subsede em Piracicaba da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Ensino), que estava previsto para começar neste sábado, dia 8 de maio, foi adiado para o próximo sábado, dia 15 de maio. As inscrições continuam abertas e o cursinho popular preparatório na cidade é voltado a preparar alunos para ingresso em universidades. As inscrições já foram abertas e podem ser feitas pelos telefones/WhatsApp (19) 98103-5077 (Subsede da Apeoesp) e (19) 3377-7794 (escritório da deputada Bebel). O cursinho é inteiramente gratuito e será cobrada uma taxa simbólica de inscrição no valor de R$ 10,00, como forma de ajudar a disciplinar o processo, sendo que será avaliada pedido de isenção para os alunos que apresentarem dificuldades financeiras.
A presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel, conta que o cursinho é voltado a alunos da rede pública de ensino e visa capacitar os jovens para concorrem aos vestibulares das principais universidades públicas do Estado, como USP, Unesp, Unicamp, assim como o Enem, que garante o ingresso na maior parte das universidades brasileiras. “Diante da pandemia e da dificuldade dos jovens de menor poder aquisitivo em conseguir bancar um cursinho particular, decidimos apoiar a realização deste cursinho popular, que tem a intenção de ser uma referência para que os jovens possam aprofundar seus conhecimentos, assim como para tirar dúvidas das disciplinas e temas que são abordados nas provas dos vestibulares”, ressalta.
O cursinho popular surgiu da preocupação em oferecer uma opção aos jovens que pretendem ingressar principalmente em universidades públicas é que os diretores da entidade decidiram criar o cursinho. As aulas serão ministradas, inicialmente, aos sábados pela manhã, mas está sendo estudada a possibilidade de também ser oferecidas à noite para atender aos jovens trabalhadores, através de parceria que estão sendo buscadas, mas sempre de forma online. Professores da rede estadual de ensino, associados à Apeoesp, serão os responsáveis por ministrar as aulas, assim como pelos que compõem a rede que está sendo firmada parceria pela entidade.