Renovação, mas com qualidade

Jonas Silveira

 

 

Em meio a pandemia que se abate sobre todos nós, reconfigurando negócios, serviços e a vida da população local e mundial, eis que um novo desafio se aproxima de todos nós. As eleições municipais de 2020.

A eleição das novas tecnologias dizem alguns, mas onde o aperto de mão é indispensável; o café, a conversa, a troca de ideias entre os candidatos e eleitores. A velocidade do mundo digital, espero sinceramente, não nos afaste do convívio necessário e saudável entre os concorrentes e eleitores.

Alinho-me aos piracicabanos que, após mais de 40 anos de poder em nossa cidade, já me cansei dos atuais métodos de trabalho do grupo que está à frente da direção do nosso município. Espero ver, nas propostas dos novos candidatos, ideias que de fato tragam inovação, bem estar, olhares diferenciados para problemas futuros e antigos que se misturam entre os anseios da sociedade local.

Após esse ano atípico, creio que cabe ao poder público local, uma forte aliança com setores produtivos, comércio, prestadores de serviços, para estimular a desburocratização da máquina pública e enfrentarem os novos desafios, com apoio de ferramentas tecnológicas que façam do tapa buracos ao estoque de medicamentos necessários à saúde, operações mais simples de realizar. Sem o tradicional “não pode”,” não dá”, “não tem dinheiro”, que virou o discurso oficial neste último período de governo.

No novo cenário eleitoral que se apresenta, espera-se que os 10 candidatos da oposição, tragam à sociedade, ideias objetivas de como fazer essa necessária mudança. O papel aceita tudo, mas será com experiência e competência, um pouco de atrevimento até quem sabe, que conseguiremos superar o mal-estar que a pandemia nos trouxe, tirando desde o convívio necessário entre todos, as águas do nosso rio, o lamento dos mortos no período, a perda de figuras notáveis da cidade que se foram e, em especial, a falta de preparo dos nossos governantes para enfrentarem esses dias tão difíceis.

Quem tem experiência, como se diz, deveria tê-la colocado à serviço da sociedade. Os novos, que ainda não tem experiência, tem o dever cívico e obrigação moral com os piracicabanos, para atravessarmos com renovação, mas com qualidade, o nosso futuro.

Penso que também o poder legislativo de nossa cidade carece de profunda renovação. Creio que vários dos vereadores atuais que já serviram a cidade por mais de três, quatro, cinco, seis, sete mandatos (ou 28 anos no cargo…) que já fizeram muito por nós. Poderiam, deveriam dar chance a outros. Vejo na renovação necessária da Câmara, a chance de que outras vozes sejam ouvidas. Hoje temos apenas três grandes segmentos representando a cidade na atual composição, sete evangélicos; três médicos e dois ligados à segurança. É pouco para uma cidade com múltiplas vozes e olhares, percepções e desafios.

Que a sociedade também tenha coragem para discutir esse assunto e votar contra o continuísmo no legislativo. As reeleições deveriam ocorrer apenas uma vez, como pregam vários partidos. Impedindo que os vereadores tornem-se donos das cadeiras, como nos tempos das Capitanias Hereditárias

Piracicaba precisa de um choque de modernidade. Lugar de velharia é nos brechós. Muda Piracicaba, a chance está em nossas mãos.

_____

Jonas Silveira, empresário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima