O Marxismo a luz da Doutrina Espírita

Álvaro Vargas

 

Em palestra ministradae amplamente divulgada pelo “YouTube”, o orador espírita Divaldo Franco manifestou a preocupação com os efeitos danosos do marxismo. Com efeito, esse sistema político se difundiu pelo mundo a partir de teorias de dois filósofos alemães, Karl Marx e Friedrich Engels, as quais se inspiram no materialismo brutal e preconizam as lutas de classes. A análise detida dessas teorias, permite ao observador concluir que a proposta consiste na implantação de uma ditadura do proletariado, conforme assevera Leon Denis (Socialismo e Espiritismo, Cap. IV). Ainda segundo esse mesmo autor, “ao invés de atiçar as más paixões e impelir as pessoas à luta de classes, devemos todos aprender a grande lei que regula o destino dos indivíduos e dos povos e faz tombar sobre eles as consequências das ações cometidas. Temos, todos, necessidade uns dos outros. Toda demarcação entre os diferentes meios sociais é arbitrária. Entre os burgueses muitos trabalham tanto quanto os operários. O homem que possui um capital e o faz produzir, pode parecer desocupado, mas presta serviço ao seu país, porque seu capital, frutificando, permite-lhe empreender obras novas”.

De acordo com Divaldo Franco, o marxismo é uma doutrina ética e falsamente científica. Em todas as nações onde foi implantadaseu efeito foi devastador. Esse sistemapolítico busca mudar a sociedade, destruindo a família, degradando-a através da inversão moral dos padrões éticos. Jesusem uma festa de casamento em Caná,“chancelou” a família, como o mais valioso instituto da Terra (Encontros com Jesus, cap. 3, Yvonne Pereira e Walace Neves); para os cristãos que tem conhecimento da ocorrência desse primeiro “milagre” público, nenhuma ideologia pode justificar uma tentativa de desagregação do núcleo familiar.

O efeito desastroso do marxismo pode ser observado aqui mesmo na América Latina, onde se assiste o que vem ocorrendo na Venezuela, ou seja,a degradação da sociedade, comum êxodo sem precedentes de seus habitantes (mais de 5 milhões). No Brasil, como consequência da adesão às teorias marxistas, muitos professores universitários foram envolvidospor essa doutrina, assim como diversas lideranças religiosas.Através da valorização dessa pseudofilosofia, alguns políticos tentaram aprovar na Câmara e no Senado Federal,o esdrúxulo projeto de “ideologia de gênero”, segundo o qual, crianças aos cinco anos decidiriam pela sua opção sexual; uma total ausência da dignidade ética. Felizmente, esse projeto não foi legalizado, uma vez que em sua fase infantilas crianças ainda não têma devida maturidade para tomar uma decisão dessa natureza. Entretanto, causa surpresa que pessoas ditas “religiosas”,tenham aceitado essa proposta.Por outro lado, tem sido lamentável o comportamentodos estudantes em inúmeras escolas. Respaldados pela falsa premissa de que não podem ser repreendidos, muitos alunos têm agredido de forma verbal e fisicamente os professores. Essa falta de disciplina e de respeito aos valores da sociedade brasileira são fruto dessa ideologia nefasta, hábil e ardilosamente inculcada nas escolas e nas universidades, mas que, para o alento da população, vem sendo fortemente combatida pelos cidadãos e pelos atuais governantes.

O Espiritismo rejeita a ideologia de gênero e qualquer tentativa de desagregação da instituição familiar. Doutrina baseada no moral cristã, apregoa a fraternidade e o amor entre os homens, esclarecendo que através da reencarnação se cumpre a justiça divina. Somos herdeiros de nós mesmos, vivenciando situações que provocamos pelas nossas ações, nesta e nas existências pregressas.A Terra é um grande educandário, no qual a pobreza e a riqueza são experiências necessárias ao nosso processo evolutivo (intelecto e moral); todos os espíritos vivenciam essa experiência.As doutrinas políticas que visam minar os pilares básicos de nossa sociedade, necessitam de ser condenadas com veemência, a exemplo do que tem feito de forma exemplar o médium baiano, Divaldo Franco.

______

Alvaro Vargas, engenheiro agrônomo,Ph.D, presidente da USE-Piracicaba, palestrante e radialista espírita

 

2 comentários em “O Marxismo a luz da Doutrina Espírita”

  1. https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2020/11/04/e-fake-que-acao-do-psol-no-stf-quer-obrigar-escolas-a-adotar-ideologia-de-genero-e-instituir-banheiros-unissex.ghtml.

    Conforme podes ver acima, o Sr está trabalhando contra a doutrina ao divulgar mentiras. “O espiritismo será o que os homens fizerem dele”. Siga a máxima de Kardec e reveja seus conceitos. Divulgue retratação aos seus seguidores e ouvintes. Não existe pecado maior que mentir aos que de boa fé acreditam no seu pastor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima