Embaixadora – Bebel vai fiscalizar construção de UBS com recursos federais

A deputada Professora Bebel com o presidente Lula, que tem trabalhado pelo fortalecimento do SUS também em Piracicaba.CRÉDITO: Divulgação

 

Governo Lula liberou mais de R$ 5 milhões para Prefeitura executar a obra de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de porte 5

 

A deputada estadual Professora Bebel (PT) disse nesta semana que vai acompanhar e fiscalizar de perto as obras para a construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) de porte 5, na região do bairro da Pompeia, que estão sendo iniciadas. É que a obra é fruto R$ 5.214.000,00 liberados pelo governo federal do presidente Lula para que Piracicaba possa construir essa nova UBS e também para equipá-la. O repasse do montante está estabelecido na Portaria 8.206, assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em 22 de setembro do ano passado, e quem pediu a deputada para que fiscalize o investimento federal na cidade.

De acordo com a deputada estadual Professora Bebel (PT), os recursos fazem parte do Novo PAC Seleção 2025 e são para a construção de uma nova UBS no município porte V, que terá mais de mil metros quadrados. A deputada estadual Professora Bebel, embaixadora do governo federal em Piracicaba, diz que esses investimentos fazem parte da política do presidente Lula de investir em melhorias no atendimento primário da saúde nos municípios brasileiros. “Como embaixadora do governo do presidente Lula em Piracicaba, fico imensamente feliz e agradecida pelo fato de o governo federal continuar investindo em nossa cidade, ajudando a fortalecer o SUS e melhorando continuadamente o atendimento da população, uma vez que esta UBS terá capacidade de atender mais de 15 mil pessoas naquela região da cidade”, diz a parlamentar.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) porte 5, aprovadas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), contará, no mínimo, com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco de Saúde Bucal (eSB). As UBSs porte V terão uma área construída de mais de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos como os portes anteriores (1 ao 4), alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e integrando as premissas de sustentabilidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, as unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação, com as hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa mais estrutura e um melhor atendimento e cuidado integral no SUS.

Bebel ressalta que considerando o significativo aumento de área construída na UBS porte 5, novos ambientes assistenciais e de apoio foram agregados com o objetivo de promover maior abrangência no acesso da população, maior eficiência nos serviços oferecidos e maior integração das equipes que compõem a unidade de saúde.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima