Prefeito Thiago Silva faz balanço das ações municipais

Prefeito Thiago Silva esteve na Câmara Municipal na quarta-feira (18) – foto: Tiago Stoco

A 2ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Pedro foi marcada por um balanço das principais ações da gestão municipal e pelo anúncio de novos investimentos para a cidade. Durante a reunião realizada na última quarta-feira (18), o prefeito Thiago Silva destacou obras já entregues à população, em andamento ou em fase de projeto que serão executadas ao longo de 2026.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo reforçou o compromisso da administração com o desenvolvimento urbano, a melhoria dos serviços públicos e a qualidade de vida da população.

Entre as obras citadas já concluídas estão o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que será inaugurado no próximo sábado, 21, às 10h, no bairro Portal das Flores, ao lado do Corpo de Bombeiros. Viabilizado a partir de um convênio entre estado e município, o CREAS garantirá um atendimento voltado aos casos graves e complexos, que envolvem a ameaça ou violação de direitos, com apoio, orientação e acompanhamento especializado e multidisciplinar e indivíduos e famílias.

Rio Araquá – Em um dos mais significativos investimentos em infraestrutura hídrica dos últimos anos, o prefeito anunciou que em breve será lançado oficialmente a pedra fundamental que marcará o início das obras do novo sistema de captação de água no Ribeirão Araquá, projeto considerado essencial para garantir o abastecimento de água do município pelos próximos 30 anos.

A iniciativa, que deverá contar com recursos de financiamento via Programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, contempla a construção de um sistema completo de captação superficial no manancial Araquá, adutoras de água bruta, estações elevatórias e a ligação até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (SAAESP).

O projeto vem sendo discutido com prioridade na gestão municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores como uma medida estratégica para enfrentar os desafios atuais de abastecimento e atender a demanda crescente da população.

“A captação de água no Araquá vai permitir 120 litros de águas por segundo e é apontada como solução técnica que amplia a oferta de água bruta para tratamento e distribuição, fortalecendo a segurança hídrica do município de forma sustentável”, disse.

Saúde – Na área da Saúde, o prefeito destacou a ampliação e reforma estrutural das UBSs São Francisco e Dorothea, com a construção, em cada unidade, de três novas salas médicas e da ampliação das salas dos agentes comunitários de saúde.

Na atenção especializada, a Unidade Mista Integrada de Saúde (UMIS) também passará por uma reforma estrutural e, com sua expansão, disponibilizará uma oferta ainda maior de serviços de especialidades médicas.

Na Educação, cerca de R$ 1 milhão investidos nas obras de revitalização da EMEB Professora Sebastiana Élide Giocondo e na EMEB Professora Adriana Daniel, com trocas de piso por granilite, pintura interna e externa do prédio, adequação dos espaços internos e externos, troca de calhas, de forros e conserto do telhado.

Em fase de projeto, duas novas creches-escolas serão construídas em São Pedro, beneficiando diretamente as crianças de 0 a 3 anos dos bairros Horto Florestal e Monte Verde. Também na área de Educação, já consta no cronograma de obras a ampliação e reforma estrutural da Cozinha-Piloto. Já foram adquiridos quatro fornos combinados elétricos para as escolas da região urbana e outros três menores, para as escolas rurais.

O prefeito antecipou que já foi emitida a ordem de serviço para a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Na área de esportes e lazer, muito em breve o município ganhará, nos bairros Botânico I, Botânico 100 e Altos do Botânico, duas novas praças, com ampla área verde, espaço com pista de caminhada e playground. As obras já estão em andamento graças a um convênio com o governo estadual, via Dadetur. Com 100% de recursos municipais, as obras foram iniciadas neste mês e devem ser entregues pela Prefeitura em até 18 meses.

Na Segurança públicas, seguindo a política de fortalecimento dos serviços públicos ao cidadão, a Prefeitura não para de ampliar sua frota.Duas novas motocicletas foram adquiridas para a Guarda Civil Municipal, com atuação no policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado, para a proteção da população, bens, serviços e instalações do município. Em agosto de 2025, foram entregues 14 veículos zero km para as secretarias municipais.

Além das mais de 600 câmeras instaladas em prédios públicos e locais de grande circulação, São Pedro conta, agora, com outras 18 câmeras inteligentes, do tipo Dome. O prefeito também informou que, nos últimos quatro anos, mais de R$ 20 milhões foram investidos em obras de pavimentação, recapeamento, guias, calçadas nas áreas rurais, reforçando o compromisso da prefeitura com os moradores dessas regiões.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima