JORNAL CAPIAU
O jornal Capiau traz mais uma seleção de quadrinhos, caricaturas, cartuns, ilustrações e resenhas de Érico San Juan, editor do encarte mensal de A Tribuna Piracicabana, em celebração aos seus 35 anos de carreira. Parabéns, Juan.
PROGRESSISTAS — I
Desde esta quarta-feira, dia 11, o TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) publicou a composição da nova Executiva Municipal do PP – Progressistas em Piracicaba. A executiva é presidida por Rafael Vinicius Moura Proette. O vereador José Everaldo Borges, conhecido como Josef Borges, é o líder na Câmara Municipal e vice-presidente do partido.
PROGRESSISTAS — II
Já Everton Luiz Costa dos Santos é o tesoureiro-geral e Rodrigo Jesus de Sousa Silva Sattolo é o tesoureiro. O presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Fabio Ferreira de Moura, é o secretário-geral.
PROGRESSISTAS — III
Compõem ainda a diretoria Helena Franchi como secretária, além dos membros Daniel Isaias Oliveira de Sousa, Hassan Nasser Neto, Joel de Faria, Juliana Vicentin (secretária municipal de Educação), Marcia Cardoso e Paulo Fernando Alexandre.
PROGRESSISTAS — IV
O novo presidente destaca que o partido está totalmente alinhado com o prefeito Helinho Zanatta e segue as diretrizes do diretório estadual, presidido pelo deputado federal Maurício Neves. “O PP já é forte em Piracicaba. E estaremos fortalecendo ainda mais, sempre sob a liderança do nosso presidente estadual, Maurício Neves, e alinhados com o prefeito Helinho Zanatta.”, disse o novo presidente local.
KAWAI – I
O vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou ao utilizar a tribuna da Câmara, na quinta-feira (12), a realização de uma reunião para discutir a Lei Federal 15.326. A legislação inclui os professores da educação infantil e os integrantes da carreira do magistério como profissionais da educação infantil.
KAWAI – II
Segundo o parlamentar, a lei corrige uma realidade vivida por milhares de profissionais em todo o Brasil, situação que também se repete em Piracicaba. Ele ressaltou que esses trabalhadores sempre exerceram função pedagógica, muitas vezes sem o devido reconhecimento legal. Para Kawai, mais importante do que a nomenclatura é o reconhecimento efetivo do trabalho exercido.
KAWAI – III
O tema tem sido amplamente debatido, especialmente pelos auxiliares da educação. “O encontro foi necessário para ouvirmos esses profissionais, entender as demandas e as necessidades da implantação da lei federal aqui no nosso município, porque a Piracicaba vai ter que se adequar”, afirmou, embora ainda seja necessário aguardar a regulamentação por parte do Ministério da Educação (MEC) e avaliar os impactos financeiros.
IPTU – I
As críticas ao IPTU de Piracicaba são intermináveis. O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) usou a tribuna da Câmara, quinta-feira (12), para comentar sobre a ação ajuizada pelo Ministério Público com pedido de liminar para suspensão da lei que instituiu o novo Código Tributário. A lei altera a Planta Genérica de Valores, o que resulta em mudanças na cobrança do IPTU, além de promover modificações na cobrança do ITBI e do ISSQN.
IPTU – II
“O Ministério Público confirma aquilo que nós dissemos e representamos”, afirmou o parlamentar, ao destacar as representações feitas ao órgão por ele e outros vereadores sobre o tema e apresentar o trâmite dos procedimentos em andamento. “O Ministério Público fala da violação da responsabilidade fiscal, de outras violações, de vícios da lei complementar. O projeto é considerado irregular, ilegal, imoral, entre outros fatos”.
IPTU – III
A avaliação geral — destas de corredor da política – é que a intenção de votar tudo no primeiro ano do mandato do atual prefeito, Helinho Zanatta (PSD), como uma forma de “contar com o tempo” para dissipar as críticas, ainda não surtiu efeito. O assunto “IPTU” ainda segue vigente e com força na cidade, ainda mais agora com a posição do Ministério Público. O horizonte ainda é de discussão acalorada sobre o assunto.
MANGA – I
Um leitor da coluna cobrou este Capiau, idoso e cansado, para mostrar que o prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga, veio a Piracicaba – pouco antes de deixar o cargo – e tirou fotos com alguns políticos locais. Como a análise em torno de fotografias ao lado de quem responde processo, viralizou recentemente, este leitor cobrou o editor desta coluna para que mostre com quem Rodrigo Manga tirou foto na cidade.
MANGA – II
Como este Capiau, idoso e cansado, já fez análise sobre o que acha sobre uma pessoa pública tirar foto com alguém e que tal atitude, muitas vezes, não quer dizer muita coisa, então deixa apenas como sugestão aos mais curiosos. Entre no site da Câmara e digite, no espaço de busca, “Rodrigo Manga”, e veja as fotos que aparecem. É só uma dica.
VISITA
O ex-vereador Marcos Abdala (MDB) recebeu a visita do deputado estadual Alex Madureira (PL) em sua barbearia, o ponto de fervura do caldeirão político. “Não veio cortar cabelo aqui, pois é cliente do amigo comum Chico Almeida, também ex-vereador, mas esteve para um encontro cordial, falando de política e de eleições deste ano”. Alex é pré-candidato à reeleição para o Palácio Nove de Julho e Abdala defende a candidatura de Barjas Negri para deputado federal (PSD). E, claro, como companheiros de direita, falaram sobre a candidatura à reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).