
“Estou muito feliz e aliviada com a esmagadora vitória do candidato do Partido Socialista à Presidência de Portugal”, enalteceu a deputada
Em suas redes sociais, a deputada estadual Professora Bebel (PT) comemorou a vitória de Antonio José Seguro, do Partido Socialista, na disputa pela presidência de Portugal. António José Seguro, de 63 anos, venceu as eleições presidenciais de Portugal em segundo turno, neste último domingo, oito de fevereiro, disputando o cargo com o candidato de direita, André Ventura. A posse será no dia 9 de março.
Durante a campanha, António José Seguro se apresentou como a “opção segura” para comandar o país. Essa foi a primeira vez em 40 anos que Portugal teve um segundo turno nas eleições, o que reflete a fragmentação do panorama político.
A votação aconteceu no momento em que o país é tomado por tempestades, que levaram três câmaras municipais no sul e centro de Portugal a adiar as votações por uma semana devido às inundações. O adiamento afeta cerca de 37 mil eleitores registados, ou 0,3% do eleitorado.
Embora a presidência portuguesa seja um cargo em grande parte “cerimonial”, detém um peso político significativo em momentos de crise, uma vez que o chefe de Estado pode dissolver o Parlamento, destituir o governo, convocar eleições antecipadas e vetar legislações.
“Estou muito feliz e aliviada com a esmagadora vitória do candidato do Partido Socialista à Presidência de Portugal, Antonio José Seguro, que derrotou por cerca de 70% a 30% o candidato fascista André Ventura, como apontam as projeções da imprensa portuguesa”, escreveu a deputada piracicabana.
Para Bebel, o povo português reafirmou a democracia e os valores da solidariedade entre os povos, derrotando o candidato que pregava a xenofobia e a violência. “Esse é o caminho que o povo brasileiro certamente reafirmará nas eleições deste ano, reelegendo presidente Lula, grandes bancadas de sustentação e mudando também a história política do estado de São Paulo. Viva a democracia, Viva o povo português!”, ressaltou Bebel.