PSD

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, insiste que a legenda terá candidato ao Palácio do Planalto em 2026, e que tem vários nomes para escolha. Seria chapa pura? Até agora, Kassab é considerado entre os maiores articuladores políticos do País e isso, em outras palavras, dá para entender que pode, também, fazer alianças dom o presidente Lula (PT).

 

CONFLITO

O governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) nega, mas há boatos fortes de que há um conflito entre ele e o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Precisa deixar que a nuvens, sempre as nuvens… caminhem.

 

CHAPA

Quanto ao candidato a vice do governador Tarcísio de Freitas (Repubicanos) garante que ele, somente ele, vai compor a chapa que concorrerá ao Palácio dos Bandeirantes. Continua o mesmo vice? Ainda há articulações sobre o assunto, que, pelo jeito, Gilberto Kassab (PSD) não quer entrar em detalhes. Fica para Tarcísio decidir.

 

BOYES – I

O Movimento Salve a Boyes, junto a entidades, coletivos, organizações culturais e ambientais, além de cidadãos que apoiam a causa, divulgou no início da tarde desta segunda-feira (9) uma nota em que registra a abertura pelo Condephaat do processo para e tombamento da Fábrica Boyes, do Palacete Luiz de Queiroz, da Praça Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz e do Museu da Água. A decisão foi unânime

 

BOYES – II

“Esta decisão representa uma importante vitória da sociedade piracicabana”, escreve o movimento. “Trata-se de um reconhecimento institucional da relevância histórica, cultural e simbólica da área, especialmente no que diz respeito à memória fabril e industrial de Piracicaba, à formação urbana da cidade e à sua relação histórica com o rio Piracicaba e o Engenho Central”, acrescenta o documento enviado à imprensa local.

 

BOYES – III

O Movimento Salve a Boyes salienta que a decisão também reafirma a importância ambiental e paisagística deste território urbano, “estratégico não apenas para Piracicaba, mas para o Estado de São Paulo”, acrescenta na nota, ao reconhecer o valor público do patrimônio cultural associado às margens do rio, à paisagem do salto e aos bens industriais que estruturaram o desenvolvimento econômico e social da região.

 

BOYES – IV

O movimento e as entidades apoiadoras reiteram que a abertura do estudo de tombamento é um passo fundamental para garantir um processo técnico, democrático e participativo de avaliação, assegurando que qualquer intervenção futura no Complexo Beira Rio respeite a história, a memória coletiva e o interesse público. “A nossa luta continua para que esse patrimônio possa servir aos interesses coletivos (…) e usos públicos”, conclui a nota.

CONCURSOS – I

O requerimento 12/2026, do vereador Pedro Kawai (PSDB), solicita informações ao Executivo sobre concursos públicos que estão em vigência em Piracicaba. De acordo com o documento, Kawai questiona a quantidade de concursos públicos que ainda estão em prazo de vigência, incluindo o número de cada edital, bem como para quais cargos se referem. Ele quer saber quantos candidatos já foram convocados por cada um dos editais e, dos candidatos convocados, quantos assumiram em cada um dos processos de seleção.

 

CONCURSOS – II

Ao fazer a justificativa no plenário, Pedro Kawai lembrou que, ano passado, apresentou um requerimento questionando a situação dos concursos públicos, especialmente diante dos problemas de contratação na Secretaria Municipal de Educação, além dos concursos em aberto na área da saúde. O objetivo do novo requerimento – aprovado na última quinta-feira (5) – “é atualizar essas informações”, destaca o vereador, que aponta, ainda, déficit de mão de obra nos serviços prestados pela Administração municipal.

 

GINECOLOGISTA – I

A Câmara aprovou o requerimento 16/2026, do vereador Marco Bicheiro (PSDB), que solicita informações sobre a ausência de atendimento ginecológico na UBS Piracicamirim. O texto destaca que a unidade atende a um grande número de mulheres que dependem de exames preventivos, acompanhamento pré-natal e outros cuidados à saúde da mulher e que a falta do profissional tem causado atrasos em atendimentos, exames e diagnósticos.

 

GINECOLOGISTA – II

No requerimento, o vereador questiona a previsão para o retorno do serviço, se há planejamento para evitar longos períodos sem atendimento e se existe uma estratégia da Secretaria de Saúde para prevenir a falta dessa e de outras especialidades nas UBS. O parlamentar afirmou que a unidade está há cerca de dois anos sem atendimento ginecológico e que, apesar das solicitações já feitas, o serviço ainda não foi restabelecido.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima