Tribuna Popular – Orador aborda saúde mental e atendimento psicossocial

Orador Vitor Silva de Paula utilizou a Tribuna Popular da Câmara, nesta segunda (2), para tratar da atenção em saúde mental no município

Ao discursar na Tribuna Popular na 1ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (2), o orador Vitor Silva de Paula abordou a temática da saúde mental a partir de sua vivência pessoal com o transtorno bipolar, diagnosticado ainda na adolescência.

Ao longo de sua fala, Vitor destacou a importância de compreender os transtornos mentais pela perspectiva de quem convive com eles e ressaltou que o cuidado com a saúde mental deve ser permanente, não restrito a campanhas pontuais, como o Janeiro Branco.

O orador mencionou casos de grande repercussão nacional e local envolvendo pessoas com esquizofrenia, levantando reflexões sobre negligência, isolamento social e a ausência de políticas públicas eficazes de acolhimento e acompanhamento. Segundo ele, o isolamento contribui para o agravamento do adoecimento mental, criando um ciclo que dificulta a reinserção social dessas pessoas.

Vitor defendeu que pessoas com transtornos mentais não devem ser tratadas como um problema social, mas reconhecidas por seu potencial e pela necessidade de apoio adequado. Também relatou sua experiência em internação psiquiátrica e afirmou que, mesmo em contextos extremos, há humanidade e histórias que precisam ser consideradas.

Entre as propostas apresentadas, o orador citou a necessidade de fortalecimento de projetos culturais e educativos, especialmente em escolas e espaços públicos, além da ampliação da rede de atenção psicossocial no município, com destaque para a implantação de um CAPS III, com funcionamento 24 horas. Ao final, colocou-se à disposição do Legislativo para contribuir com iniciativas voltadas à área e defendeu a atuação conjunta dos vereadores em prol do tema.

Em seguida, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) comentou a participação do orador e apresentou o livro escrito por Vitor, intitulado “Mais ou menos bipolar”. O parlamentar informou que esteve na Secretaria Municipal de Saúde e destacou que o município prevê, a construção de um CAPS III em Piracicaba, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima