
Nesta quinta-feira, dia 05, às 19 horas, no Sesc. Uma realização do Museu da Pessoa, em parceria com o Icen – Instituto Cecílio Elias Netto e Sesc
O Instituto Cecílio Elias Netto (Icen) e o Sesc são os parceiros do Museu da Pessoa, em Piracicaba, para a realização de sua “Oficina de Preservação Digital de Acervos” – que vem sendo oferecida, pelo Museu, no interior de São Paulo. O evento acontece nesta 5ª feira, dia 05 de fevereiro, às 19h, no Sesc Piracicaba. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/XKx71NMdxRasqdE36 . As vagas são limitadas.
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida. Em Piracicaba, o Icen – entidade sem fins lucrativos com foco na preservação e difusão do patrimônio histórico-cultural de cidade – é, também, um Núcleo do Museu. A ação conta, ainda, com o apoio do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, do Museu Prudente de Moraes e do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo – Câmara Municipal de Piracicaba.
PROGRAMAÇÃO – Com três horas de duração, a oficina terá a mediação de Felipe Rocha – coordenador de acervo e museólogo do Museu da Pessoa. A atividade é voltada para quem trabalha ou se interessa por memória, cultura, educação, arquivos, museus, coletivos ou iniciativas comunitárias.
Entre os temas abordados, estão: boas práticas de preservação digital e cuidados com acervos audiovisuais. Serão distribuídos folhetos informativos e a parte final do evento será reservada para troca de experiências entre os participantes.
Por que falar de preservação digital? Estas oficinas buscam fortalecer a Rede de Colaboração do Museu e ampliar o potencial de atuação de cada Núcleo. E este é um tema essencial para garantir que histórias, documentos e memórias continuem acessíveis para as próximas gerações. Segundo o Museu da Pessoa, cada vez mais, a memória social depende de suportes digitais que, embora práticos, exigem cuidados próprios para permanecerem íntegros ao longo do tempo. Por isso, a importância de compartilhar conhecimentos e técnicas, com metodologias acessíveis – que permitam que comunidades, instituições e iniciativas culturais possam proteger seus acervos de forma segura e sustentável.
A presidente do Icen, Rachel F. Elias, destaca, ainda, a importância da participação de outras significativas instituições locais, como o IHGP, Museu Prudente de Moraes e o setor de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal em apoio ao evento. “O Icen acredita que a preservação do patrimônio histórico-cultural de nossa cidade seja responsabilidade de todos nós, instituições e cidadãos. Em tempos como os atuais – de tradições, relações, valores efêmeros e descartáveis – é preciso somar esforços para o fortalecimento de nossa memória e identidade coletivas“ – ela acrescenta.
A ação integra o projeto do Museu da Pessoa “Democratização da memória social pela preservação digital” do Museu da Pessoa. Esta e as demais ações deste projeto foram realizadas com recursos por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Para conhecer mais sobre o Icen – Instituto Cecílio Elias Netto, acesse: www.icen.org.br | @icen.institutoceliasnetto. E sobre o Museu da Pessoa: www.museudapessoa.org | @museudapessoa.
SERVIÇO
Oficina de Preservação Digital de Acervos, quinta-feira, 5, às 19 horas, no Sesc Piracicaba. Vagas limitadas, inscrições gratuitas: https://forms.gle/XKx71NMdxRasqdE36