
Cursinho foi idealizado pela deputada estadual Professora Bebel e é desenvolvido pela Subsede da Apeoesp em Piracicaba e pelo seu mandato popular
O cursinho popular Paulo Freire, desenvolvido pela Subsede da Apeoesp e o mandato popular da deputada estadual Professora Bebel (PT), já dá resultados nos vestibulares. Nesse momento que começam a ser divulgados os resultados, 24 alunos do cursinho Paulo Freire, foram aprovados no “Provão Paulista”, em sua primeira chamada, garantindo acesso às principais universidades estaduais, como USP, Unesp, Unicamp e Fatec.
A deputada estadual Professora Bebel (PT) foi quem idealizou a realização deste cursinho popular no ano de 2020, como forma de dar oportunidade para que jovens, oriundos de escolas públicas, de menor poder aquisitivo, pudessem realizar o cursinho e se preparar para participar dos principais vestibulares do país, e do Enem.
A Professora Bebel destaca o seu orgulho em ver cada vez mais forte o cursinho popular “Paulo Freire”, “um projeto que tive a honra de viabilizar com nosso mandato popular em Piracicaba, desde 2020. Não se pode falar de educação, sem falar de amor — e é esse amor que move cada aula, cada encontro, cada sonho construído aqui. Viva o Cursinho Popular Paulo Freire! Viva a educação pública de qualidade!”, ressalta.
Na edição o ano passado, o cursinho “Paulo Freire” da subsede da Apeoesp de Piracicaba, inclusive, conseguiu a aprovação de pelo menos 20 dos seus cerca de 190 estudantes nas melhores universidades públicas do país, nos últimos vestibulares. “Nesse ano, mais uma vez, o cursinho mostra que está sendo importante para garantir que mais jovens possam ingressar na universidade”, diz.
Para Bebel, a aprovação desses alunos mostra o sucesso do cursinho e a certeza de que continuará defendendo escola pública de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora, e reafirma a importância e eficiência da escola pública, tanto que todos os professores do cursinho são da rede estadual de ensino. Lançado como projeto piloto na cidade, no ano de 2020, em plena pandemia da covid 19, e realizado de forma online, para atender as necessidades de jovens estudantes de baixa renda, oriundos da escola pública, o cursinho teve continuidade nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, de forma presencial. “Agradeço imensamente a direção da EE Sud Mennucci, assim como a todos os professores do cursinho, que atuam para passar conhecimento e ajudar na formação dos nossos jovens”, conclui Bebel.
APROVADOS — Os aprovados nesta primeira chamada são:
- João Perfe – USP: Geofísica
- Letícia Martins – UNESP: Geografia
- Arthur Sebastião – USP: Geografia
- Isabelle Visentim Magalhães – USP: Gestão Ambiental
- Ana Eloísa Pereira da Silva – USP: Engenharia Agronômica
- Stephany Galvão – USP: Engenharia Agronômica
- Melissa Barbosa da Silva – UNESP: Ciências Biológicas
- Pedro Ferreira Baldini – UNICAMP: Engenharia Química
- Yasmim Araujo Gomes – FATEC: Alimentos
- Wagner Francisco da Silva – UNICAMP: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Iasmin Gonçalves Pereira – FATEC: Alimentos
- Maria Clara Pinson – FATEC: Alimentos
- Nathália Simão Palma – FATEC: Alimentos
- Bruna Helena Diehl Amaral – FATEC: Alimentos
- Daniella Lemos Cardoso Pinto – USP: Biologia
- Andressa Oliveira – FATEC: Alimentos
- Marcelo Poppi – FATEC: Alimentos
- Camila Fioravante – FATEC: Alimentos
- Melissa Barbosa da Silva – UNESP: Ciências Biológicas; FATEC: Alimentos
- Daniel Machado Sorensen – FATEC: Gestão Empresarial
- Ana Júlia Polezi – FATEC: Gestão Empresarial
- Yasmim Nozatto Chirelli – FATEC: Biocombustíveis
- Malu de Moraes – UNICAMP: Educação Física
- Vinicius Azevedo Quaresma da Silva – UNESP: Matemática (Bacharelado e Licenciatura).