SALÃO DE HUMOR
Um dos fundadores do Salão de Humor de Piracicaba, o jornalista Carlos Colonese, foi recebido na última sexta feira, pelo Secretário de Cultura da cidade de Sao Paulo, Toto Parente, de quem é amigo há anos. Na pauta, possibilidade de parceria com o Salão de Humor de Piracicaba. Vamos aguardar as novidades e isso é ótimo para Piracicaba, a Capital Internacional de Humor.
MARATONA — I
Os vereadores Renan Paes e Fabrício Polesi (ambos do PL) vão dar uma pausa nas atividades legislativas municipais para se dedicar ao “coro” em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O lema da dupla é claro e bem ensaiado: “liberdade e anistia”. Boa viagem.
MARATONA — II
Só que, aqui em Piracicaba, a turma nas redes sociais já começou a perguntar, com aquela sinceridade que dói: “Ué… eles foram eleitos pra trabalhar na Câmara ou pra fazer excursão política em Brasília?” Porque, do jeito que está, parece que o mandato virou pacote de viagem: passagem, cartaz, megafone e fotos para postar. Enquanto isso, o povo quer saber: e os buracos da cidade? E a saúde? E a fila? E os problemas do dia a dia? A Justiça brasileira que lute, mas Piracicaba também quer um pouquinho de atenção, senhores vereadores!
MARATONA — III
Mas o que parece é que os dois vereadores de direita vão direto para Brasília… ou seja, a caminhada será bem suave. Nada parecido com o que fez o deputado Nikolas Ferreira (PL) e seus correligionários, que prometeram encarar cerca de 240 quilômetros até a capital. É isso mesmo: 240 km no gogó e na sola do sapato.
MARATONA — IV
Ou seja, enquanto Nikolas caminha, aqui em Piracicaba tem vereador que prefere mdo modelo “viagem bate-volta”, sem bolha no pé e com ar-condicionado. E o mais curioso é que os mesmos vereadores do PL, quando o assunto foi aumentar IPTU e ITBI, defenderam com unhas e dentes, daqueles aumentos que não fazem caminhada nenhuma, mas fazem a conta chegar correndo, e doer principalmente no bolso da população mais carente. No fim, fica essa cena clássica da política: pra protestar em Brasília tem disposição, mas pra aliviar o peso do carnê do povo, aí a passada fica bem curtinha.
MULHERES
Pois é. As mulheres do Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, saíram. Então, o Capiau não encerrou ao informar sobre os bastidores.
ENCONTRO COM CECÍLIO
O escritor Cecílio Elias Netto — destaque especial para o Arco, Tarco, Verva — recebeu leitores, amigos e admiradores na Pizzaria Coliseu, na última quinta (22). Da esquerda para a direita: Erich Vallim Vicente, Ari Junior, Cecílio Elias Netto, Evaldo Vicente, Pedro Marcílio, Rogério Teixeira da Cruz e Marcelo Basso, não estando na foto Beto Godoi, que precisou sair mais cedo. E vários estão em viagem de férias. O encontro, realizado pelo menos uma vez por mês, é motivo especial para comentários em torno das obras do escritor-maior de Piracicaba, Cecílio Elias Netto, com mais de 30 livros publicados, além das lembranças (ou saudade?) sobre a imprensa das décadas de 1960 a 1990. Rogério Cruz, por sua vez, levou exemplar do Arco, Tarco Verva para ser autografado.