BAIXA — I

A primeira baixa no governo do presidente Lula (PT) promete não ser exatamente uma surpresa, apenas mais um daqueles capítulos em que o enredo todo mundo já conhece, mas, mesmo assim, assiste. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e agora ex-ministro da Justiça, já teria entregado sua carta de demissão ao chefe do Poder Executivo.

 

BAIXA — II

No Palácio do Planalto, o clima é de “já vai tarde, mas volte sempre”, enquanto nos corredores comenta-se que a carta foi escrita com a mesma elegância jurídica de sempre, embora, desta vez, com endereço de saída. Resta saber se a despedida será discreta ou se renderá mais um capítulo daqueles dignos de série política brasileira: longos, dramáticos e com roteiro que muda no último episódio.

 

BEBEL — I

A deputada estadual Professora Bebel (PT) resolveu abrir espaço nas redes sociais para elogiar o presidente Lula (PT) e, para surpresa de absolutamente ninguém, aprovou com louvor a decisão do chefe do Executivo. “Parabéns ao presidente Lula. Eu não esperava mesmo outra atitude da maior liderança do nosso país”, escreveu a parlamentar, num daqueles elogios que começam dizendo que não havia expectativa… justamente porque a expectativa já era altíssima. Segundo ela, a decisão reforça o “compromisso inabalável com a democracia e a justiça”, em referência ao veto presidencial ao PL da Dosimetria. Aplausos.

 

BEBEL — II

Para encerrar, Bebel dispensou o juridiquês e foi direto ao ponto, em tom de slogan pronto para faixa ou camiseta: “Sem redução de penas e sem anistia para golpistas”. Curto, grosso e sem direito a recurso, nas redes sociais.

 

DESCONTO — I

Este idoso e cansado Capiau, sem nada melhor para fazer nesses dias, resolveu acessar o site da Câmara Municipal de Piracicaba para aquela clássica bisbilhotada cidadã. O alvo da curiosidade foi a Emenda nº 3 do PLC 22/2025, aquela mesma que mexe no bolso do contribuinte e aumenta o IPTU e o ITBI na cidade.

 

DESCONTO — II

Pois bem. Depois de ler, reler e coçar a cabeça, o Capiau percebeu que os nobres vereadores que defenderam o projeto explicaram tudo… menos a parte mais importante: o tal “desconto”. Porque, ao contrário do que foi vendido no discurso, não existe milagre matemático nem mágica fiscal. Não houve redução de aumento de 21% para 15% coisa nenhuma. O que houve, de fato, foi apenas um aumento no percentual de desconto para quem paga à vista, que passou de 10% para 15%, em alguns casos.

 

DESCONTO — III

Ou seja, o benefício é real, sim… para quem consegue pagar tudo de uma vez. E aí entra o detalhe que escapou dos discursos empolgados: quem tem baixa renda geralmente não paga à vista, paga parcelado. E pagamento parcelado, como todo mundo sabe (menos quem faz discurso), não dá desconto. Esta é a realidade.

TURISMO EM PIRACICABA

Para aprimorar ações sustentáveis em prol do desenvolvimento do Turismo em Piracicaba, a Secretaria Municipal de Turismo disponibiliza no site turismopiracicaba.com.br o link da pesquisa online anual de Percepção do Turismo, que está na 6ª edição e é coordenada pelo Ciet (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. A pesquisa pode ser respondida até 31de janeiro. Sem necessidade de identificação obrigatória do respondente, esta pesquisa tem como objetivo coletar a percepção dos moradores de cidades turísticas do estado de São Paulo. As perguntas tratam da relação do turismo com fatores econômicos, ambientais e socioculturais. Não é preciso escrever respostas, apenas assinalar o item que melhor corresponde ao pensamento do participante. “Contar com a participação dos moradores nesta pesquisa é fundamental, porque as respostas nos ajudam a identificar o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado, contribuindo diretamente para o planejamento de políticas públicas e para o desenvolvimento do turismo em Piracicaba”, falou a secretária municipal de Turismo, Clarissa Quiararia. Na edição do ano passado, a pesquisa contou com mais de 30 mil respostas válidas de 438 municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima