
Luiz Tarantini
Número 1 do tênis brasileiro, o carioca João Fonseca desistiu de disputar o ATP 250 de Brisbane, na Austrália, torneio que marcaria sua estreia oficial na temporada 2025. A decisão foi tomada por causa de uma lesão na região lombar, conforme informou a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) em nota oficial.
Atual 24º colocado do ranking mundial, João enfrentaria o norte-americano Reilly Opelka, 54º do mundo, na primeira rodada da competição, em partida prevista para a madrugada da última segunda-feira (5). O torneio de Brisbane é tradicionalmente utilizado como preparação para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.
Essa não é a primeira vez que o brasileiro enfrenta problemas físicos recentes. Há pouco mais de dois meses, João Fonseca antecipou o encerramento da temporada passada justamente por conta de uma lombalgia, que o levou a desistir do ATP 250 de Atenas, na Grécia, onde faria sua última apresentação oficial no ano.
Aparentemente recuperado, o tenista voltou às quadras no dia 8 de dezembro, quando participou de uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo. Na ocasião, Alcaraz venceu por 2 sets a 1, em duelo bastante disputado.
Com a desistência em Brisbane, João Fonseca deve sofrer queda no ranking da ATP, já que defendia 125 pontos conquistados no torneio australiano — mesma pontuação obtida com o título do Challenger de Canberra, seu primeiro troféu da temporada anterior.
Apesar do revés, a expectativa é de que o brasileiro retorne em breve ao circuito. Após Brisbane, João Fonseca tem outros sete compromissos oficiais programados para este início de temporada, incluindo torneios preparatórios para o Australian Open.