O Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) está entre os 30 colocados no Estado de São Paulo, segundo levantamento que avaliou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Também figuram entre os destaques o Hospital das Clínicas de Campinas e o Hospital Estadual de Sumaré, ambos igualmente administrados pela Unicamp.
A iniciativa é liderada Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), conta com a parceria da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), do Instituto Ética Saúde (IES), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
“Estar entre os 30 melhores hospitais públicos do Estado de São Paulo é motivo de muito orgulho para todos nós. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, oferecendo um atendimento cada vez mais seguro, humanizado e de qualidade à população”, afirma José Roberto Matos Souza, diretor do HRP-Unicamp.
O estudo analisou hospitais gerais — adultos e pediátricos — e unidades especializadas em áreas como ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade. Para participar, os hospitais precisavam ter mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde, no período de agosto de 2024 a julho de 2025.
Entre os critérios considerados na seleção dos 100 finalistas estão acreditação hospitalar, taxa de ocupação, taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de UTI e tempo médio de permanência dos pacientes internados.
De acordo com o Ibross, a próxima etapa será a definição do ranking final, que levará em conta uma pesquisa independente de satisfação dos pacientes, o nível de acreditação dos serviços e informações de compliance fornecida pelos hospitais. Também será realizada uma avaliação de eficiência, que cruza dados assistenciais com a gestão dos recursos financeiros.
Os dez primeiros colocados no ranking nacional serão premiados em maio deste ano.