
O Monte Roraima publicou após a derrota para o Palmeiras SP nesta terça6, uma nota oficial de repúdio contra a arbitragem da partida diante do “verdão”, válida pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. O clube roraimense questiona a validação de um gol alviverde em um lance no qual a bola não teria ultrapassado completamente a linha.
O erro ocorreu após um chute que acertou a trave. Mesmo sem a bola cruzar a linha, o árbitro Vinicius Pinto Tonollo confirmou o gol. O lance foi considerado decisivo pelo Monte Roraima, que acabou derrotado por 4 a 2 e terminou a fase de grupos na terceira colocação do Grupo 27. Com o resultado, o Palmeiras ficou com a liderança da chave.
Em nota divulgada nas redes sociais, o clube classificou a falha como grave e afirmou que o episódio compromete a credibilidade da competição. “Esses erros foram decisivos para o resultado final e ferem de morte a credibilidade do campeonato. O Monte Roraima não aceita que o amadorismo ou a parcialidade destruam o planejamento de uma SAF que busca profissionalizar o futebol roraimense”, diz o comunicado.
Ainda no posicionamento oficial, o Monte Roraima – SAF exigiu o afastamento imediato do trio de arbitragem e cobrou uma postura mais rigorosa da Federação Paulista de Futebol. “A ética desportiva exige que todos os clubes, independentemente de sua expressão nacional, recebam tratamento justo e profissional”, concluiu o clube na nota emitida: “O Monte Roraima Futebol – SAF (MRF) manifesta seu mais profundo e veemente repúdio à atuação da equipe de arbitragem na partida contra a Sociedade Esportiva Palmeiras, realizada ontem, dia 05/01/26, pela rodada de abertura do Grupo 27 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Reconhecemos a estatura do adversário; contudo, a abissal diferença de investimento e estrutura entre os clubes não pode, sob hipótese alguma, ser acentuada por erros de arbitragem. O campo deve ser o espaço da neutralidade, onde o esforço e a técnica prevaleçam sobre o peso da camisa.
É inadmissível que o trabalho de uma instituição que enfrenta a logística mais complexa do país e que abdicou do convívio familiar de seus atletas em prol de uma preparação intensa seja invalidado por falhas gritantes em momentos determinantes da partida: 1- Aos 12’ do 2º tempo: quando o jogo estava empatado em 1 a 1, foi validado um gol irregular do atleta Fábio (Palmeiras), que utilizou o braço para dominar a bola antes de finalizar. 2- Aos 30’ do 2º tempo: logo após o Monte Roraima marcar seu segundo gol e pressionar o adversário com o placar em 3 a 2, a arbitragem assinalou um “gol fantasma” em chute de Arthur (Palmeiras). A bola atingiu o travessão e claramente não cruzou a linha, golpeando psicologicamente nossa equipe em seu melhor momento.
Esses erros foram decisivos para o resultado final de 4 a 2 e ferem de morte a credibilidade da competição. O Monte Roraima não aceita que o amadorismo ou a parcialidade destruam o planejamento de uma SAF que busca profissionalizar o futebol roraimense. Diante da gravidade dos fatos, o Monte Roraima Futebol – SAF exige o afastamento imediato do trio de arbitragem e uma postura rigorosa da Federação Paulista de Futebol, afirmou Vitor Hugo Castro Perin, presidente do clube.