Solenidade – Câmara entrega Medalha Aimee McPherson

 

Solenidade reuniu autoridades políticas e religiosas para homenagear o legado da fundadora da denominação e o trabalho pastoral em Piracicaba

 

A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, neste sábado (6), reunião solene para a entrega da “Medalha Aimee Semple McPherson”. A cerimônia celebrou os 74 anos de atuação da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) no Brasil e marcou também as sete décadas da presença da denominação na cidade. A homenagem é de autoria dos vereadores Edson Bertaia (MDB) e Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, presidente da Casa.

Homenageado com a medalha, o conselheiro do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), pastor Carlos Cezar, refletiu sobre a necessidade de viver com propósito e temer a Deus. “Nós precisamos marcar a nossa existência e deixar marcas para as próximas gerações”, disse.

Além disso, Cezar ressaltou a responsabilidade social da igreja na transformação do indivíduo: “se você quer transformar uma sociedade, comece no indivíduo. Quando você salva o homem, ele vai salvar a família. E quando você tem uma família salva, você vai ter uma sociedade salva”, completou.

Já o desembargador dr. Aquile Mário Alesina Júnior destacou que, independente da profissão, a missão primordial é ser um discípulo de Jesus. Ele lembrou que cada pessoa tem a possibilidade de exercer esse propósito no ambiente em que está inserida. “Não importa se estamos na medicina, no Tribunal de Contas, na política ou na magistratura. Onde estamos é onde podemos ser usados”, afirmou, ao completar: “atendam os pobres, os órfãos e as viúvas. A função pública não é privilégio, mas oportunidade de testemunho”.

O deputado federal Jefferson Campos (PL) trouxe uma mensagem focada na gratidão, utilizando a passagem bíblica dos dez leprosos para ilustrar a importância de reconhecer as bênçãos recebidas. Natural de Ourinhos e hoje com mais de três décadas de ministério pastoral, ele destacou que foi a Igreja Quadrangular que acolheu sua família em um momento de dor. “Meu pai chegou leproso e saiu curado. Essa igreja transformou a nossa história. Onde há honra e gratidão, há milagres”, afirmou.

Campos destacou que sua atuação política nasceu do envolvimento pastoral e do compromisso da igreja com as comunidades mais carentes. “Comecei como pastor de bairro. Fui vereador, e depois a igreja precisou de um deputado. Estou no sexto mandato porque essa igreja acredita em mim”, disse.

AUTORES – Durante seu pronunciamento, Rerlison Rezende, o Relinho, afirmou que a Medalha Aimee Semple McPherson representa o reconhecimento público de um trabalho coletivo que tem impacto direto em Piracicaba. O presidente destacou que a medalha simboliza uma igreja que ultrapassa muros e evidencia seu papel social.

Ele explicou que o Legislativo se coloca como parceiro da sociedade civil e que a Igreja do Evangelho Quadrangular, com sua expressão comunitária, também atua como força transformadora no município. “Pastores que têm sido não apenas pastores de suas igrejas, mas pastores de seus bairros, da nossa cidade. Uma igreja que se importa com a vida espiritual, mas também com o próximo, com os necessitados, com a saúde. Que olha para as demandas sociais e ajuda a construir caminhos”, afirmou.

Também autor da solenidade, o vereador Edson Bertaia lembrou que a “virada” da Quadrangular na região de Piracicaba se dá graças ao trabalho do reverendo Antonio Carlos Stefan, presidente da IEQ no estado de São Paulo, e à reverenda Maria de Lourdes Stefan, iniciado no 2012, quando existiam 36 igrejas e 4.000 membros. Hoje, a denominação conta com 51 igrejas e mais de 16.000 integrantes. “Se Aimee foi pioneira na sua época, o senhor é o nosso pioneiro em Piracicaba e no estado”, disse.

Bertaia também reforçou que Lourdes assume papel fundamental no fortalecimento das mulheres da igreja, tornando-se referência de fé, coragem e unidade. “A senhora é a nossa Aimée dos dias de hoje, a mulher que inspira, que motiva, que carrega a bandeira e representa o Estado. O carinho que as igrejas demonstram não nasce apenas do título, mas do exemplo.”

40 ANOS – Além da medalha, a cerimônia contou ainda com a entrega da moção de aplausos 239/2025 a Antônio Carlos Stefan e Maria de Lourdes Stefan, pelos 40 anos de ministério pastoral. Ao agradecer as homenagens, o Pastor Toninho relembrou o início humilde de sua caminhada na igreja, em 1978, e as dificuldades enfrentadas ao longo de quatro décadas. Ele atribuiu o crescimento da denominação e a influência política atual à fidelidade ao chamado divino e à união dos pastores.

“O chamado não dá para desistir. O chamado é maior do que a nossa vida”, disse Pastor Toninho. Ele completou aconselhando sobre a confiança na condução divina: “sempre vá na maneira de Deus, porque ela vai te surpreender e ela vai deixar você em caminhos altos”, aconselhou.

Já a pastora Lourdes agradeceu a honraria e reforçou o compromisso com o discipulado: “o reino de Deus não se fala de tamanho, o reino de Deus se fala de nobreza, de graça, de poder e manifestação”.

Representando o Poder Executivo, o vice-prefeito Dr. Sérgio Pacheco Júnior parabenizou a igreja pelo acolhimento e parceria com o poder público. A mesa ainda contou com o secretário municipal de Cidadania e Parcerias, Paulo Rogério Nardino, e os vereadores Paulo Henrique (Republicanos), de Piracicaba, Miguel Carlos Pires (PRD), de Americana, e Alexandre Pinheiro (Republicanos), de Monte Mor, além do secretário de Saúde de São Pedro, Marcelo Pinto de Carvalho.

A MEDALHA – A medalha Aimee Semple McPherson foi instituída pelo decreto legislativo 44/2025. Ela será entregue sempre pela Câmara em sessão solene única por legislatura, para homenagear personalidades ou instituições que tenham se destacado por inovação, criatividade, e pioneirismo na comunicação de massas, fé, cultura ou mobilização social; e pela atuação relevante com impacto espiritual, educacional, social ou comunitário, em consonância com o legado de Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular.

A fundação da IEQ ocorreu no ano de 1923, em Los Angeles, com a construção do primeiro templo, o Angelus Temple. No Brasil, movidos pelo mesmo propósito de Aimee, os missionários Harold Williams e Jésus Ermirio Vasquez trouxeram a “Cruzada Nacional de Evangelização”, em 1951. Quatro anos depois, alcançou Piracicaba, através dos pastores Júlio de Oliveira Rosa e Dr. Sir Martins. Em um terreno simples, emprestado pela prefeitura, ergueu-se uma tenda (onde hoje se encontra o Teatro Municipal Dr. Losso Netto).

RECONHECIMENTO – Além das lideranças estaduais, a solenidade homenageou pastores da IEQ de diversos bairros de Piracicaba e região, reconhecendo o trabalho comunitário realizado em diferentes localidades. Receberam a honraria: Renato Caetano Costa, do Castelinho; Afranio Willian Tegão, do Prezotto; José Roberto Pennachioni, do Taiguara; Antonio Carlos Costa e Silva, do Areião; e Claudemir Edilson Pinheiro, do Ibirapuera.

A Medalha Aimee Semple McPherson foi entregue também aos pastores e pastoras Thiago Ferraz Filho, do Alemães; Paulo Rogério Nardino, do Universitário; Tiago José do Amaral, do Algodoal; Sérgio da Cruz Carlins, da Efigênia; Rodrigo Bortolazo, do Taquaral; Osvaldo Luiz Baldini, do Tupi; Miguel Antonio Medinilla, de Ártemis; José Donisete Teixeira, do Jupiá; e Tiago Rafael Giovanetti, do Novo Horizonte.

Além deles, receberam a homenagem os pastores e pastoras Fabrício Breglia Bortoleto, da Paulista; Marcos Aparecido Bombo, do São Jorge; Mauricio Novello, da Vila Industrial; Roberto Claudio Vieira, do Primeiro de Maio; Rudnei da Silveira Franco, da Cruz Caiada; Moisés Boscolo, da Pauliceia; Valdeci Almeira de Campos, do Costa Rica; Alex Elias da Silva, do Monte Líbano; Silvana Pereira de Azevedo, do Sol Nascente; Nelson Gonçalves, da Vila Fátima; Edivaldo José Leme do Prado, do Jardim das Flores; Luis Ricardo Nicolau do Nascimento, de Nova Iguaçu.

Ainda durante o evento, Bertaia e Relinho enalteceram a atuação dos pastores e pastoras Edmar do Amaral Campos, do Jardim Glória; Rita de Cássia dos Santos, de Santa Rosa; Enio Bispo dos Santos, do Jardim Brasília; Paulo de Souza Vizentin, da Avencas; Kátia Roberta Corrêa dos Santos Silva, do Jardim São Paulo; Paulo Guilherme Limonge Marconi, da Vila Rezende; Robson Willians da Costa Silva, do Jardim Elite; Paulo Sergio Nunes, da Nova América; Antonio César Graciani, do Morumbi; Wagner Oliveira da Silva, da Vila Monteiro; e Ronaldo Antoniazi Cocato, do Chapadão.

Completam a lista de homenageados os pastores Victor Antonio Salvador, do Parque Piracicaba; Luan Patrick de Souza, do Mario Dedini; Jaedson Campos De Souza, do Jardim Monumento; Danilo Cesar Papetti Gmeiner, do São Matheus; Paulo de Freitas Fonseca, de Minas Novas; Leandro Ricardo Cabral, da Avenida; Vinicius Casarin Giovanetti, do Parque Orlanda; Cláudio de Jesus Aguiar Camargo, de São Luis; Everson dos Santos, de Santa Fé; Ivani Vieira, de Água Branca; e Deusa Ap. Sebastião Filhinho Marciano, de Anhumas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima