
José Luiz, presidente do Clube Beneficente Treze de Maio, foi homenageado com o Prêmio Zumbi dos Palmares, na Alesp
Em solenidade na noite da última sexta-feira, 28 de novembro, no Auditório Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o presidente do Clube Beneficente Treze de Maio de Piracicaba, José Luis Teodoro, recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares 2025, da Alesp. Seu nome foi apresentado pela deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT), pela sua atuação no movimento negro e pelo combate ao racismo, com o prêmio sendo entregue pelo mandato popular da parlamentar.
Criado em 2003 e coordenado pelo SOS Racismo, o Prêmio Zumbi dos Palmares integra um conjunto de ações que visam à valorização do povo negro. Bebel destaca que é também uma forma de reconhecimento de personalidades, lideranças e iniciativas que contribuem de forma efetiva para o combate ao racismo, a valorização da cultura negra e promoção da igualdade racial no Estado de São Paulo.
Indicado ao prêmio pelo nosso Mandato, José Luis Teodoro possui uma história de vida e compromisso com o combate ao racismo. Atualmente, é presidente da Sociedade Beneficente Treze de Maio, entidade fundada em maio de 1901, uma das mais antigas organizações do povo negro no país e que possui uma história com mais de 100 anos de luta pela preservação da memória, da cultura, da arte e dos direitos do povo negro em Piracicaba.
Ao receber a premiação, José Luis esteve acompanhado de sua esposa Fabiana, filhos e amigos, além de lideranças do movimento negro e comunitárias de Piracicaba, como as companheiras Ceiça Sandoval e Aglaé Consuelo. “Deixo meu abraço carinhoso ao José Luis pelo merecidíssimo prêmio, parabenizo pela linda história de vida e coloco nosso mandato à disposição das lutas do movimento negro em Piracicaba e também do esforço da atual diretoria do Clube pela preservação e fortalecimento do Treze de Maio. Viva Zumbi dos Palmares, viva a luta do povo negro do nosso Brasil!”, escreveu Bebel em suas redes sociais.