
Pesquisa reúne relatos de mulheres de Santa Olímpia e Santana e transforma saberes da comunidade em obra inédita
O mês de novembro marca o lançamento do livro “Jogos e Brincadeiras Trentino Tirolesas na Cultura de Piracicaba”, obra que integra um projeto de pesquisa iniciado pela educadora Priscila Lima Ferreira e que já resultou em um documentário exibido em 2022. O trabalho resgata, preserva e difunde o patrimônio cultural imaterial dos bairros de Santana e Santa Olímpia, fortalecendo a identidade local e oferecendo um acervo inédito para educadores da rede municipal.
O lançamento do livro acontece no próximo sábado, dia 29, na Escola Samuel de Castro Neves, às 15h, a Rua Virgínia Vitorelli Correr, 56 – Santana, Piracicaba – SP. Na ocasião, haverá uma exposição de fotos e ilustrações, organizada pelo Coletivo Rec e realizada com os estudantes da escola.
No dia 18 de dezembro acontecerá o lançamento virtual, às 19h, pelo YouTube do projeto @brincadeiras.tirolesas, tendo como convidado Roque Antônio Joaquim, brincante, pesquisador da Cultura da Infância e membro fundador da Carretel. Ação com acessibilidade em Libras.
Outras duas ações de lançamento serão realizadas entre os meses de fevereiro e março, na Secretaria Municipal de Educação e na Câmara de Vereadores de Piracicaba, além de estarem previstas ainda quatro oficinas públicas e gratuitas, em diferentes regiões de Piracicaba.
A pesquisa foi construída de forma colaborativa com mulheres da comunidade trentino-tirolesa: Brígida Vitti, Valeri Forti, Elsa Pompermayer Stenico, Polyana Christofoletti, Regiane Correr Guarda e Olésia Pompermayer. A partir de relatos orais e referências bibliográficas especializadas, Priscila produziu o primeiro estudo sistematizado sobre a memória da infância e as brincadeiras tradicionais vividas nesses territórios.
A publicação consolida práticas culturais ancestrais e amplia sua transmissão para futuras gerações. A distribuição do livro às escolas da rede municipal também busca aproximar o processo de ensino-aprendizagem das vivências cotidianas dos bairros, promovendo diálogo entre educação, memória e cultura popular.
O projeto conta com produção executiva de Natalia Puke e edição de Luna Carvalho (Editora Terê), também estão na equipe técnica do projeto Ida Carneiro Martins (revisão), Ina Gouveia (ilustração) e Exposição – Coletivo Rec.
Projeto é financiado pelo Edital de Fomento Cultsp – Pnab nº 28/2024, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Além da edição impressa, a obra terá versão em audiobook com audiodescrição e Libras, gratuitamente disponível no canal do YouTube “Brincadeiras e Jogos Trentino Tiroleses”.
COMUNIDADE TRENTINO-TIROLESA – Os bairros rurais de Santa Olímpia e Santana, formados no final do século XIX, preservam até hoje uma rica herança cultural que se manifesta nas brincadeiras, cantigas, danças folclóricas, culinária, religiosidade e no dialeto local. Suas tradições revelam raízes europeias campestres, ao mesmo tempo em que dialogam com expressões caipiras, constituindo modos singulares de vida reterritorializados no interior paulista.