Aplausos – Atleta da Marinha recebe moção por vitória no boxe

3º Sargento da Marinha do Brasil Ramon Batagello conquistou o bicampeonato Mundial de Clubes de Boxe. CRÉDITO: Rubens Cardia

 

O atleta Ramon Batagello, 3º sargento da Marinha do Brasil, recebeu da Câmara Municipal de Piracicaba a moção nº 300/2025, pela vitória no World Interclubes Boxing Championship (WIBC), pela conquista do bicampeonato Mundial de Clubes de Boxe. A homenagem ocorreu durante a 68ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (24), por iniciativa do vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão.

No dia 18 de outubro de 2025, o piracicabano Ramon Batagello competiu no World Interclubes Boxing Championship (WIBC), ao superar o CSKA da Rússia por 6 a 4, após quatro dias de disputas no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro. A competição reuniu 80 atletas de 12 países, consolidando-se como a principal iniciativa internacional entre clubes de boxe.

Durante a cerimônia de entrega, o vereador Wagnão exibiu um vídeo de homenagem ao atleta, com mensagens de familiares, treinadores e do comando da Marinha. “Esta homenagem é para que todos possam conhecer que hoje temos na Casa um campeão, que representa o Brasil e Piracicaba no país e no exterior”, afirmou o parlamentar.

Ramon agradeceu a todos os presentes, amigos, familiares e treinadores. Lembrou as orações da avó em todas as competições. “Isso não é só para mim, mas todos que vêm por trás, minha mãe, o Wilson Teodoro, que me treinou de graça, me presenteou com material desportivo que eu não tinha”, lembrou. “Zandoval, meu atual treinador, que não ajuda o meu sonho, mas sonha comigo e me apoia em tudo. Meu filho ver tudo isso é um orgulho. Quer dizer que o nosso trabalho está valendo a pena”.

O treinador Gustavo Zandoval destacou os valores que cercam o atleta, dentro e fora do ringue. “A medalha a gente ganha, chega em casa e pendura. Não trabalhamos com medalha, mas com todo tipo de resultado. A medalha é só a cereja do bolo. Vivemos para chegar naquela medalha e sempre vamos atrás da próxima”, colocou.

O primeiro treinador de Ramon, Wilson Teodoro, lembrou os projetos sociais que revelaram o talento do atleta e lamentou a falta desse tipo de incentivo atualmente no município. “A gente tem a tristeza de não ter mais esses projetos em Piracicaba. Vamos tentar voltar os projetos sociais com treinadores federados”, avaliou.

A homenagem também foi comentada por vereadores. “Eu conhecia o Ramon e já sabia que ele se tornaria um campeão. Está cercado de profissionais de boa índole, que fazem o trabalho de acolher os atletas e dar um futuro no esporte”, disse Josef Borges (PP).

Gustavo Pompeo (Avante) ressaltou a boa referência que o homenageado se torna na cidade. “Mar calmo não faz marinheiro forte. O Ramon transformou dificuldades em combustível para ser a referência que é”, afirmou. “O esporte é uma ferramenta importante para qualidade de vida, para o combate às drogas. A Prefeitura precisa acordar para a importância do esporte. Se o secretário começar a apoiar o esporte, veremos mais referências como essa”.

O vereador Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, também comentou sobre a importância de ser resgatado o incentivo ao esporte. “Esse é o legado que deixam para uma cidade inteira”, ponderou. “A gente busca todos os dias o incentivo ao esporte pelo nosso município”. O tema também foi abordado pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). “Parabéns pelo alto nível, pela disciplina e pelo cargo ocupado na Marinha”, colocou. “Só com disciplina e treino se chega a esse resultado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima