
A manhã de terça-feira (18) foi marcada por um gesto de cuidado e sensibilidade em Águas de São Pedro. Por volta das 9h30, um filhote de tucano — com cerca de dois a três meses de vida — foi resgatado após cair em trecho do canal central próximo ao Charme Hotel. A ave utilizava como ninho uma árvore da espécie espatódea, que fica em frente ao local e é conhecida por abrigar tucanos que circulam pela região.
O resgate foi realizado pelo engenheiro agrônomo Bruno Kaiser que, ao perceber a situação, entrou no canal para salvar o filhote. Ele foi alertado pela funcionária pública Célia Delfitti. Esta já era a segunda queda do pequeno tucano: ele ainda está aprendendo a voar e enfrenta uma dificuldade adicional: uma das patas está quebrada e calcificou de forma incorreta, comprometendo seu equilíbrio.
Segundo Kaiser, o animal estava bastante eufórico após o resgate. Ele foi levado imediatamente para ser hidratado e alimentado, enquanto o engenheiro agrônomo buscava por orientação técnica. “Liguei para o Ibama, para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Ambiental para saber como proceder sem colocar o tucano em risco. Foi então que pediram para entrar em contato com o Centro de Zoonoses de São Pedro. Deu tão certo que conseguimos firmar uma parceria entre os municípios para socorrer situações como esta”, contou.
A alimentação, segundo ele, é complexa e exige cuidados específicos. O filhote de tucano foi nutrido, de imediato, com um mix de frutas oferecido com seringa e até ovo de codorna para garantir os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.
Após ter sido socorrido no CCZ de São Pedro, o filhote será encaminhado para um sítio cuja dona já presta cuidados a um outro casal de tucanos. A expectativa é que ele possa ser criado solto e com o auxílio humano para se alimentar em segurança.

População de tucanos está crescendo
Há um crescimento da população de tucanos em toda a região. As aves, que antes raramente eram vistas, agora são presença marcante em vários pontos de Águas de São Pedro.
E isso tem uma explicação: a arborização e a oferta de uma alimentação silvestre bastante diversificada quando falamos desta espécie. “Águas de São Pedro é uma cidade que está dentro de um percurso de migração de aves exóticas, e muitas acabam permanecendo aqui por encontrar um habitat ideal”, lembrou Bruno Kaiser.
Ele ressaltou, ainda, que a estância tem feito ações que impactam positivamente na atração não só de tucanos, mas de vários outros tipos de pássaros. “Recentemente, plantamos duas árvores na avenida Carlos Mauro que são frutíferas [mirindiba rosa] e contribuem para essa aparição e conservação da fauna presente na cidade.”