Saúde – Mutirão da Prótese Dentária já beneficiou mais de 700 pessoas

Um dos atendimentos realizados por Rosemeire Zampaulo

O prefeito Helinho Zanatta, o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco, e a secretária-executiva de Gestão da Saúde, Daniela Andrade, estiveram nesta quinta-feira (6/11) no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na avenida Independência, para mais uma entrega de próteses dentárias.

Iniciado no dia 4 de agosto, o Mutirão de Próteses Dentárias já realizou 710 entregas, tem outras 750 em andamento e, no próximo dia 17, 1.152 pessoas vão iniciar o tratamento — totalizando 2.612 pessoas beneficiadas em 2025, algumas aguardando desde 2019. Considerando que cada prótese envolve pelo menos 4 atendimentos entre moldes, provas e entregas, foram realizados no mesmo período, pelo menos 10.448 atendimentos.

O mutirão faz parte de uma estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para eliminar as filas de espera e garantir mais agilidade no acesso aos serviços odontológicos. Para ampliar o atendimento, o número de cadeiras odontológicas em funcionamento dobrou de duas para quatro no horário regular. Outras oito cadeiras odontológicas foram abertas em horário estendido — das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira — e também aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h.

A porta de entrada para o serviço continua sendo as unidades de saúde dos bairros, onde os pacientes podem se inscrever ou obter informações sobre o encaminhamento ao mutirão.

Durante a visita, o prefeito Helinho Zanatta destacou o compromisso da administração com a ampliação do acesso à saúde bucal e a redução das filas. “Estamos aplicando todos os esforços possíveis para acabar com as filas de espera. Esse mutirão é um exemplo de como, com planejamento e dedicação das equipes, conseguimos devolver dignidade e qualidade de vida às pessoas que esperavam há anos por esse atendimento”, afirmou o prefeito.

Vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco ressaltou a importância da saúde bucal para o bem-estar integral das pessoas. “A boca é, literalmente, a porta de entrada da saúde. Cuidar da saúde bucal é prevenir diversas doenças e, ao mesmo tempo, melhorar a autoestima e devolver a dignidade aos pacientes. É gratificante ver a alegria de quem volta a sorrir com confiança”, destacou o secretário.

Entre os pacientes atendidos nesta quinta-feira estava Odila Bombo Bissoli, 76 anos, moradora do bairro Jupiá. “Me encaminharam do postinho para cá. Tenho poucos dentes na parte de baixo e minha mastigação não estava boa e por causa disso tinha dor de estômago. Agora vai melhorar, estou feliz”, disse.

Maria Donizeti Trevisan Cepresso, 57, do Parque Orlanda, esperava há dois anos e é a terceira pessoa da família a ser beneficiada. “Meu pai e meu marido também receberam a prótese. O atendimento é ótimo, todos muito atenciosos”, relatou.

Rosemeire Zampaulo, 58, que aguardava desde 2022 e seguiu todas as orientações, com consultas, provas e ajustes, também celebrou o novo sorriso: “A falta de dentes atrapalha. Agora posso sorrir sem sentir vergonha.”

ESFORÇO COLETIVO – A gerente do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Lilian Perianês, destacou o empenho das equipes e a importância da organização do serviço para garantir agilidade e qualidade no atendimento. “O mutirão é resultado de um grande esforço coletivo. Reorganizamos fluxos, ampliamos horários e somamos forças com profissionais dedicados para atender a todos com qualidade e respeito. Ver o sorriso e a satisfação dos pacientes é o melhor retorno que poderíamos ter.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima