Casa do Hip Hop – Câmara promove solenidade pelo Dia Municipal da Favela

Solenidade aconteceu na noite de quarta-feira (5), na Casa do Hip Hop. CRÉDITO: Rubens Cardia

 

Cerimônia conduzida pela vereadora Silvia Morales, do mandado Coletivo A Cidade é Sua aconteceu nas dependências da Casa Hip Hop de Piracicaba, com quatro homenagens

 

Instituída na Câmara pelo Decreto Legislativo 14/2022, a reunião solene pelo Dia Municipal da Favela teve quatro homenageados neste ano de 2025, realizada nesta quarta-feira (5), na Casa do Hip Hop de Piracicaba, localizada na rua Altair Pereira Guerrine, 200, bairro Pauliceia. A iniciativa é da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua. Marcela Bragaia, Neto Brione, Vitor Ribeiro (Vitinho) e a Associação de Moradores da Comunidade do Lago Negro foram os contemplados da noite.

O Dia Municipal da Favela foi instituído para dar maior visibilidade à luta pelo direito à moradia. Em Piracicaba, a data de 4 de novembro integra o Calendário Oficial de Eventos do Município por força da Lei 9.657/2021, de autoria da própria vereadora Silvia Morales, com o objetivo de fortalecer a potência das periferias e ampliar a visibilidade da luta por moradia digna.

Na solenidade também foi homenageada a artista Isaura Trindade, pela exposição Casas que contam histórias, conforme o Requerimento 1186/2025, em voto de congratulações proposto pelos vereadores Silvia Morales e Pedro Kawai (PSDB). “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento”, afirmou a artista ao receber a honraria da Câmara.

A exposição é uma mostra artística contemplada pelo Edital PNAB 2024 — Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura — e apresenta um conjunto de obras produzidas durante o período da pandemia da Covid-19. As peças foram criadas a partir da reutilização de papelão e materiais recicláveis, constituindo uma proposta sustentável e poética que transforma resíduos em moradias simbólicas, repletas de memória, afeto e ancestralidade. Cada “casa” é uma narrativa visual que expressa vivências, resistências e a importância do lar como espaço de proteção e esperança em tempos de isolamento.

A empresa Daia Santos Feng Shui é responsável pela organização da exposição, coordenando o planejamento e a montagem das obras. A mostra tem percorrido diferentes espaços culturais, aproximando arte, sustentabilidade e memória afetiva, além de fortalecer a presença da produção artística feminina e negra no cenário cultural de Piracicaba.

O evento solene também contou com a exposição de uma maquete e com a apresentação do livro Comunidades, pelo Coletivo Painguás, representado por Ana Carolina Mello e Bartira Mendes. O grupo é formado por arquitetos, urbanistas, ambientalistas e educadores ambientais dedicados a transformar a realidade das comunidades vulneráveis da região de Piracicaba. O trabalho é guiado pela crença de que o direito à moradia digna, o desenvolvimento sustentável e a justiça climática são pilares essenciais para a construção de um futuro justo.

A deputada estadual Professora Bebel (PT) foi representada pelo assessor Paulo Roberto Botão, que, em nome da parlamentar, fez a entrega dos quadros de homenagem alusivos ao Dia Municipal da Favela.

Na condução dos trabalhos da noite, a vereadora Silvia Morales leu um discurso previamente preparado para ressaltar a importância de Piracicaba celebrar, pelo terceiro ano consecutivo, o Dia da Favela — proposta acolhida da CUFA (Central Única das Favelas) desde 2021.

A parlamentar também garantiu espaço na solenidade para uma roda de conversa, realizada de forma dinâmica com os homenageados da noite, a fim de refletir sobre os desafios que o movimento popular ainda enfrenta perante o poder público para garantir o cumprimento dos preceitos da Constituição Federal — especialmente o artigo 6º, que assegura o direito social à moradia para todos.

Silvia Morales ainda registrou a intenção de promover uma nova roda de conversa para debater os recentes acontecimentos no Rio de Janeiro, nas comunidades da Penha e do Morro do Alemão, onde mais de 120 pessoas foram mortas, além de quatro policiais.

O coordenador e um dos fundadores da Casa do Hip Hop — Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Política, Ubirajara Sabino, iniciou o ciclo de saudações da solenidade agradecendo e, ao mesmo tempo, abrindo as portas da entidade para a realização do evento. “É preciso voltar o olhar para a periferia, para consolidarmos a cidade que queremos”, sintetizou o líder comunitário ao falar sobre o trabalho da Casa do Hip Hop, que mantém projetos como biblioteca comunitária, horta coletiva, pista de skate e outras instalações, frutos da mobilização e da luta da população local.

O vereador da cidade de Sorocaba, pastor Rogério Marques (Agir), destacou a importância de participar da solenidade pelo Dia da Favela, agradeceu à Câmara Municipal de Piracicaba pela homenagem que recebeu e comentou sobre a ação solidária Quitanda Solidária, que envolve comunidades de favelas em Piracicaba.

 

HOMENAGEADOS

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO LAGO NEGRO — Criada em 2017, a comunidade nasceu da luta pelo direito à moradia. Lourival Messias liderou o movimento, doando mais de 130 lotes a famílias carentes. Junto a ele, Uanderson Luiz dos Santos fundou a Associação de Moradores e seguiu na luta por dignidade, unindo forças com movimentos sociais da cidade.

MARCELA BRAGAIA — Advogada popular e militante dos direitos humanos, atua em defesa das comunidades, das mulheres, da população LGBTQIAPN+ e das vítimas de violência policial. Com forte trajetória em movimentos sociais, é referência na advocacia sindical, feminista e criminal humanizada. Integra a RENAP e o MTST, além de atuar em conselhos e comissões de direitos humanos.

NETO BRIONE — Líder comunitário desde os 16 anos, é presidente da Associação do Jardim Oriente e da G5 Comunidades. Atua em projetos sociais, eventos comunitários e melhorias para diversos bairros. Também participa de conselhos e instituições sociais, oferecendo apoio direto às famílias da periferia de Piracicaba.

VITOR RIBEIRO (VITINHO) — Dedica-se há mais de 15 anos a ações solidárias. Participa de diversas causas sociais e ONGs, distribuindo alimentos, roupas e brinquedos. Com empatia e compromisso, promove ações durante o inverno e o Natal, levando acolhimento e esperança às famílias carentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima