
Luiz Tarantini
O Palmeiras continua firme e forte na liderança do Campeonato Brasileiro. Na tarde de domingo, 2, o Verdão venceu o Juventude por 2 a 0, no Alfredo Jaconi, e manteve a ponta da tabela com autoridade, mostrando mais uma vez o equilíbrio e a consistência que marcam a era Abel Ferreira.
Mesmo fora de casa e diante de um adversário que costuma ser duro em Caxias do Sul, o time alviverde impôs seu jogo desde o início. Com boa troca de passes e intensidade, o Palmeiras abriu o placar aos 24 minutos, com Bruno Rodrigues de cabeça.
No segundo tempo, o Juventude tentou reagir, mas parou na sólida defesa palmeirense, comandada por Murilo e Bruno Fuchs. Quando teve espaço, o Verdão foi letal: em rápido contra-ataque, Felipe Anderson arrancou pela esquerda, driblou o marcador e chutou com perfeição para marcar um bonito gol e fechar o placar em 2 a 0.
Com o resultado, o Palmeiras chega aos 65 pontos e segue isolado na liderança, cada vez mais próximo de conquistar mais um título brasileiro. O Juventude, por outro lado, segue em situação delicada, lutando para se afastar da zona de rebaixamento.
Abel Ferreira comemorou mais uma vitória sólida e destacou a postura do grupo: “Nosso time sabe competir. Temos humildade para defender e coragem para atacar. É assim que se vence campeonatos”, disse o treinador após o jogo. O próximo compromisso do Palmeiras será no Allianz Parque dia 6 as 21h30, diante do ameaçado Santos em confronto que pode consolidar ainda mais a caminhada rumo à taça.
Na outra parte da tabela, a briga contra o rebaixamento vai determinando que estará na série B em 2026. Fora do Z4 o Santos (33), que empatou com o Fortaleza (28) na Vila Belmiro, abriu distância do 17ª colocado Vitória (31), que tem um jogo a mais, mas mesmo assim ainda corre riscos reais de queda. Sport e Juventude dificilmente escapam da degola, e Fortaleza e Vitória ainda sonham em se manter na elite do futebol brasileiro.
As porcentagens de queda mostram o desespero do torcedor dos clubes ainda ameaçados: Sport 99.97%, Juventude 96.5%, Fortaleza 79.7%, Vitória 65.5%, Santos 33.2%, Internacional 9.6%, Bragantino 9,4%.