
Pedro Kawai tomou ciências de políticas públicas que poderão dinamizar o universo das crianças em Piracicaba
Reconhecida nacionalmente por sua política intersetorial voltada à Primeira Infância e pela criação de espaços públicos que valorizam o brincar, a natureza e a escuta das crianças — como o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy, os pátios escolares naturalizados e as hortas urbanas —, a cidade de Jundiaí está no foco do vereador Pedro Kawai (PSDB), que busca colocar em prática políticas e ações afirmativas em favor das crianças e adolescentes em Piracicaba.
“A defesa é por uma visão intersetorial entre secretarias municipais, como Educação, Assistência Social, Saúde e outras áreas afins, que possam colocar em prática o potencial de lazer, entretenimento e aprendizado de nossas crianças”, destacou o parlamentar após a visita que realizou na manhã desta sexta-feira (24) para conhecer o Mundo das Crianças, a Política Municipal de Primeira Infância e os Espaços Públicos da Infância, o que também incluiu o Comitê das Crianças e os Conselhos Escolares. Além disso, ele percorreu o Parque da Cidade, localizado na rodovia João Cereser, km 66, no bairro Pinheirinho, aberto das 7h às 17h.
Entre os objetivos da visita, o parlamentar buscou conhecer a governança intersetorial da Primeira Infância, compreender o funcionamento do Comitê das Crianças e observar os espaços públicos voltados à infância — como o Mundo das Crianças e a Fábrica das Infâncias Japy. Também pôde conhecer práticas de parentalidade e cuidados com as famílias, observar políticas de sustentabilidade e contato com a natureza na infância e percorrer diversas instalações disponibilizadas gratuitamente à população.
Delegações das cidades de Osasco, Barueri e Bauru também integraram a comitiva paulista, além de Piracicaba, representada por Pedro Kawai, que foi conhecer a evolução desse projeto. Atualmente, Jundiaí se destaca nacionalmente, ocupando o segundo lugar no país — atrás apenas da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro — em iniciativas que promovem a interação com as crianças, totalizando de 2,5 a 3 mil atendimentos anuais.
Gerusa Cardoso, Larissa Fernandes de Souza e Luciana Marques, servidoras da Prefeitura Municipal de Jundiaí ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, recepcionaram o grupo de visitantes na sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças (Casa Catavento). No local, os participantes receberam orientações sobre as áreas de atuação, legislações e programas municipais que respaldam o funcionamento do complexo de lazer.
Gerusa Cardoso destacou o papel do Comitê, vinculado ao Serviço Social, que coordena as ações do grupo de trabalho atuante no projeto, com o respaldo da psicóloga Mirelly de Aguiar Rocha, integrante do programa Criança Feliz, além de outros servidores efetivos e comissionados. Ela ressaltou ainda a preocupação com a formação da criança desde o período gestacional até os seis anos de idade, quando se formam as principais conexões cerebrais que irão nortear o seu futuro.
Gerusa também apresentou dados que demonstram o impacto econômico dessas ações: segundo ela, investir no desenvolvimento cognitivo infantil pode gerar um retorno de até 23 dólares para cada dólar investido. Além disso, destacou os aspectos de equidade, justiça social e redução de desigualdades trabalhados com as crianças no complexo de lazer.
A servidora comentou ainda sobre as parcerias do projeto, que já contabiliza mais de 60 cidades brasileiras integradas à Rede Urban — de caráter mundial e com presença também em Portugal —, que atua em três eixos principais: espaços públicos e natureza, programas e serviços, e governança e sustentabilidade. Ela adiantou que um novo setor passará a abordar o universo da neurodivergência.
Rede Cidade das Crianças – Gerusa também destacou a repercussão internacional da Rede Cidade das Crianças, que valoriza a autonomia infantil e busca desenvolver cidades voltadas às necessidades das crianças. Explicou como o projeto nasceu em Jundiaí e tornou-se referência nacional, estando presente em mais de 300 localidades e em 15 países ao redor do mundo.
Ela concluiu suas considerações ressaltando a importância de Jundiaí ter constituído o Comitê Regional da Primeiríssima Infância, que agrega oito cidades e acolhe pesquisadores que vêm conhecer o projeto. Mais de seis mil profissionais já participaram de treinamentos — todos gratuitos — graças a uma política governamental intersetorial respaldada no Plano Municipal pela Primeira Infância. Essa política é sustentada por ações definidas em lei, como a Lei nº 9.842/2022, e por 69 metas e indicadores integrados ao PPA (Plano Plurianual), garantindo o funcionamento da Rede Municipal da Primeira Infância.
Piracicaba
Em Piracicaba, o vereador Pedro Kawai já defende espaços voltados às crianças por meio de solicitações para melhorias e instalação de parques infantis — como a manutenção do Centro de Lazer e Parque Infantil do Piracicamirim e a criação de um novo espaço na Praça das Corujas. Ele também é autor da Lei Municipal nº 8.903/2018, que instituiu a Semana Municipal do Brincar, reforçando seu compromisso com a infância e o lazer infantil.
Além disso, o Decreto Legislativo nº 11, de 29 de junho de 2021, oriundo do PDL nº 7/2021, de autoria de Kawai, garantiu a criação, na Câmara Municipal de Piracicaba, do “Fórum Permanente de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O fórum tem o objetivo de promover debates, realizar estudos, solicitar informações e adotar outras medidas voltadas ao acompanhamento das políticas públicas relacionadas ao tema; monitorar a execução de planos e projetos; promover seminários e debates anuais; convidar instituições, especialistas e representantes da sociedade civil; e acompanhar, discutir e sugerir proposições legislativas relacionadas à infância e à adolescência.
Pedro Kawai também defende o melhor aproveitamento de áreas como o Horto Florestal, o entorno da lagoa do Santa Rita — incluindo o Viveiro Municipal —, o complexo da Rua do Porto e o Paraíso das Crianças, juntamente com o Zoológico Municipal. O parlamentar também sugere a utilização de outros espaços que possam contribuir para a formação das crianças e adolescentes em Piracicaba, além de propor ações na Câmara, envolvendo a Escola do Legislativo, em projetos que estabeleçam o Parlamento Mirim e outras esferas de discussão que coloquem crianças e adolescentes como protagonistas de sua própria formação cidadã.