NUVENS NO MDB — I

Quem acompanha a meteórica trajetória e ascensão política do ex-presidente do MDB de Piracicaba, André Augusti, reconhece sua consolidação como um dos mais influentes líderes políticos da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Mas está rondado por nuvens, ora de um lado de um jeito, ora de outro lado de outro jeito.

 

NUVENS NO MDB — II

Encontros e reuniões com destacados nomes da política nacional já fazem parte de sua rotina, sempre em busca do diálogo e de soluções para as entidades do terceiro setor e para o desenvolvimento do município. Dessa forma, o cargo é uma coisa e a paixão de outra coisa. “Entendo que assim deve ser o homem público”, afirma, quando este idoso e cansado Capiau lhe pergunta na bucha.

 

NUVENS NO MDB — III

No momento, André Augusti mprime um ritmo acelerado, que tem alimentado especulações sobre uma possível candidatura a deputado, mais para federal do que para estadual. Quem sabe? E como ficará o atual presidente do MDB, Erick Gomes (?), já alinhado com possível candidatura para a Câmara Federal em 2026? As nuvens continuam indicando os caminhos da Política e da política ainda mais…

 

ENCONTRO

Os presidentes Lula (PT) e Trump (Republicano) se encontraram em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a cúpula da ASEAN, em uma conversa que durou cerca de 45 minutos e foi descrita como “muito boa”. O presidente brasileiro afirmou que o ex-presidente norte-americano garantiu a ele que um acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos está no caminho. É a diplomacia brasileira falando alto, com respeito e reciprocidade.

 

GOL CONTRA

Enquanto isso, no Brasil, o clã Bolsonaro parece ter tropeçado nas próprias estratégias. Mais especificamente, o “Filho 03” — que adora aparecer no noticiário, acabou dando aquele clássico “tiro no pé”. Talvez tenha achado que estava marcando um golaço, mas a bola acabou entrando foi no próprio gol.

 

DIPLOMACIA

Enquanto Lula sorri para uma possível costura diplomática que promete bons resultados, o “03” parece ter esquecido que no jogo político internacional o adversário também treina pênaltis. O resultado foi uma trapalhada que chamou atenção e rendeu bons comentários nas rodas de conversa. E antes que alguém confunda as coisas, vale deixar claro: o afilhado vereador Renan Paes (PL) não tem nada a ver com essa confusão. Ele pode ficar tranquilo e assistir de camarote.

 

DEFESA

Mas, mesmo assim, o nobre edil da extrema direita segue firme em suas redes sociais, publicando mensagens em defesa do “Filho 03” — que, diga-se de passagem, foi o grande responsável por sua eleição ao Legislativo piracicabano. Vale lembrar que o ex-policial militar foi o único contemplado com o teto de recursos destinados à campanha eleitoral, enviados diretamente pelo diretório nacional do Partido Liberal.

 

DERRUBANDO

Voltando a mencionar o “filho 03” temos a moral da história: quando se acha que está atacando, é bom olhar o campo inteiro, porque às vezes, no xadrez da diplomacia, quem pensa estar dando xeque-mate pode acabar derrubando o próprio rei, o chamado “mito”. São as nuvens que passam todos os dias nos bastidores da política, seja ela internacional, nacional, estadual e municipal.

 

DECOLOU — I

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), resolveu tirar o dia para brincar de controlador de voo político. Neste sábado (25), ele disse que o presidente Lula (PT) “é um avião que está voando sozinho, mas voa baixo” nas projeções eleitorais para o próximo ano. A declaração foi feita pouco antes de Ciro subir aos palcos da COP International, em São Paulo, evento que, ironicamente, discutia segurança pública, mas acabou ganhando uma boa dose de turbulência verbal.

 

DECOLOU — II

Pelo visto, Ciro Nogueira andou assistindo muito “Aeroporto Área Restrita” e resolveu fazer análise de tráfego aéreo eleitoral. Segundo ele, Lula até decola, mas o voo seria “rasante”, talvez sem direito a classe executiva. Já os opositores, claro, estariam prontos na pista, esperando para dar sinal verde a um novo “plano de voo” em 2026. Resta saber se esse avião petista realmente está voando baixo, ou se é Ciro que está olhando o radar de cabeça para baixo. Esta hipótese é mais segura.

 

DUPLA

Uma dupla especial na corrida de domingo pela Corrida e Campanha dos 120 anos do Teatro da Sociedade Italiana em Piracicaba: o artista plástico Palmiro Romano (esquerda) e o professor José Octavio Menten, sênior da Esalq. Ambos distribuem saúde e incentivo às maratonas. E com parabéns a Palmiro Romano pelo seu aniversário ontem, somando-se a tantas felicitações de familiares e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima