
O idealizador do “Projeto Cãopanheiro”, Ricardo Cançado, foi homenageado com moção de aplausos 276/2025, de autoria do vereador Marco Bicheiro (PSDB), pelos 10 anos de história em Piracicaba, oferecendo serviço de cinoterapia, também conhecida como terapia assistida por cães em diferentes contextos da saúde, educação e assistência social. A homenagem foi entregue durante a 60ª reunião ordinária, realizada segunda-feira (20).
De forma voluntária, o “Projeto Cãopanheiro” realiza visitas periódicas a locais nos quais os contatos com os animais proporcionam ganhos em qualidade de vida e momentos especiais. “Visitas terapêuticas são realizadas por cães em hospitais, asilos, escolas especiais, instituições de apoio, entre outros, sem fins lucrativos, mas com altas porcentagens de envolvimento, carinho, dedicação e consciência social”, destaca o texto da propositura.
Marco Bicheiro destacou ainda que o projeto proporciona qualidade de vida. “Traz autoestima. Como médico, eu sou prova de que esse projeto ajuda muito no prognóstico do tratamento, diminuindo o estresse de uma internação. Mais uma vez, parabéns a toda a equipe, são pessoas que fazem o bem sem nada em troca”, afirmou o vereador.
Para prestigiar a entrega da homenagem, muitos voluntários com seus cães foram até o plenário da Câmara. “É um trabalho muito gratificante, todos nós somos voluntários nessa jornada de 10 anos com o Projeto Cãopanheiro. Mas eu e outros voluntários já estamos há 20 anos levando um pouco de amor, um pouco de carinho para os acamados, para as entidades de assistência social, São várias visitas, várias jornadas e só tenho que agradecer todos esses voluntários que aqui estão os que não puderam vir também”, disse Ricardo Cançado.