
Atividades objetivam o fortalecimento do diálogo entre educação, inovação e desenvolvimento sustentável
Com foco na troca de experiências e na construção de soluções inovadoras, a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Piracicaba reúne o poder público, o setor privado e instituições de ensino em uma programação integrada de atividades. A abertura oficial aconteceu na segunda-feira (20), com a palestra Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, realizada no Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP) – a ação foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e o PTP.
A palestra foi ministrada por Ale Luglio, nutricionista formada pela USP, ambientalista com extensão pela University of California e conselheira da Sea Shepherd Brasil. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola, esteve presente e destacou da integração entre instituições e setores na promoção da ciência e da sustentabilidade. “Mais do que divulgar conhecimento, a Semana é um espaço de diálogo e construção conjunta. Quando aproximamos o poder público, a iniciativa privada e a educação, criamos condições reais para que a inovação se transforme em ações que beneficiem a cidade e o meio ambiente”, afirmou.
A semana é instituída nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e tradicionalmente mobiliza instituições de todo o país a realizarem ações próprias relacionadas ao tema. Em Piracicaba, o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCTI) buscou integrar essas iniciativas, criando um calendário unificado de atividades, que destaca o trabalho de diferentes setores voltados à inovação, pesquisa e ensino científico no município.
Entre as atividades que já aconteceram, destaca-se a 2ª Feira de Matemática, Ciência e Tecnologia – Eureka!, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, nos dias 24 e 25/09, no Engenho Central. O evento apresentou projetos desenvolvidos por alunos da Rede Municipal, com foco no pensamento científico, criatividade e inovação. Ainda neste mês, a Secretaria realiza a premiação dos projetos vencedores, no Anfiteatro da SME.
Também foram realizados celebração do Dia do Tecnólogo, oficinas de tecnologia em panificação e de tecnologia de produção de cerveja artesanal, na Fatec; seminário imersivo da ONU, no Sebrae; palestra integrante do Circuito Urbano: ONU – Habitat no Brasil, que aconteceu na Etec Ary de Camargo Pedroso; e palestra sobre moradia adequada e planejamento urbano, no Museu Prudente de Moraes.
PROGRAMAÇÃO – Neste mês, a agenda ainda terá a oficina Tecnologia de Produção de Comida Oriental: Gyoza, que acontece no dia 25/10, das 9h às 12h, na Fatec Piracicaba. A atividade será prática, com execução da receita na planta de processamento de alimentos da instituição. Nos dias 28 a 31/10, também na Fatec, será realizado o Simpósio de Pesquisa em Gestão Empresarial, com apresentação dos projetos dos alunos do quinto ciclo do curso, das 8h30 às 12h e das 19h às 22h30.
No dia 30/10, a Fatec ainda recebe o treinamento IBM: IA na Gestão de Projetos, que vai abordar o uso de Inteligência Artificial e ferramentas digitais aplicadas ao desenvolvimento de projetos. As sessões acontecem das 9h às 10h30 e das 19h30 às 21h, e as inscrições serão feitas via formulário disponibilizado aos alunos. Já no dia 31/10, a instituição promove a Mostra Científica do AMS Química, em que alunos apresentarão experimentos nos laboratórios da Fatec para estudantes do 9º ano e do ensino médio das escolas da cidade, das 14h às 18h.
Outra frente importante da programação acontece no Pecege, que sediará diversas ações hoje, 22/10, com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano: Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território. Haverá exposição gratuita, mostra interativa, visitas guiadas para alunos do 8º ano em diante e uma feira de carreiras com foco em ciência e tecnologia. As atividades contam com a participação de instituições como a Esalq, IFSP, Fatec e FOP.
Já no dia 28/10, às 14h, o Pecege recebe a palestra Dados, Inovação e Cidades Inteligentes – Propostas Caipiras e Experiências Internacionais. Inscrições em: http://forms.gle/hpoPPxm5kAkMbnRt8.
Por fim, nos dias 23 a 25/10, o Senai Piracicaba promove a Feira de Tecnologias e Inovações Industriais 2025, que apresentará demonstrações práticas de tecnologias industriais e as principais tendências e inovações do setor. O evento acontece simultaneamente nas unidades do Senai Centro e Vila Rezende, sempre das 8h às 16h.