Reconhecimento – Cecílio Elias Netto é homenageado na FliPira

Cecílio Elias Netto, escritor e jornalista, receberá homenagem na 6ª Edição da Flipira. Crédito: Divulgação

Roda de Conversa com Cecílio acontece neste sábado (18), das 13h às 14h, no anfiteatro do Galpão 14, no Engenho Central

 

A trajetória de Cecílio Elias Netto, com foco em seu amor pela cidade e pela “cultura caipiracicabana” será o tema da Roda de Conversa com o escritor e jornalista – que acontece neste sábado, 18, às 13h, na Festa Literária de Piracicaba, no Engenho Central. Cecílio é um dos escritores homenageados na edição do FliPira deste ano.

Aos 85 anos de vida, Cecílio alcança 70 anos de jornalismo, dos quais, 60 também dedicados à literatura.

“A ‘cultura caipiracicabana’ foi justamente o tema dominante de minha vida – seja como escritor, jornalista, estudante ou ainda criança. É minha raiz cultural. Com o tempo, passei a entender o seguinte: a gente é do lugar. A gente pode viajar pelo mundo, mas cada um tem o seu lugar, o lugar pra onde voltar, seu ninho” – entende Cecílio.

O escritor e jornalista carrega consigo a frase de Leon Tolstói: “Se quer ser universal, cante sua aldeia”. “Isso é profundamente verdadeiro para mim” – ele conta. “Se não tenho o meu microcosmo, eu não consigo me identificar com o macro. O macrocosmo me surpreende, me motiva. Mas é preciso estar bem enraizado em sua identidade original, para poder atender ao chamado do macro, sem se perder. Um ponto de partida, uma referência”.

 

Icen  – 10 anos e um Centro de Memória

Rachel Fuzeti Elias, presidente do Instituto, celebra este momento: “Foi um tempo importante de amadurecimento de nossas atividades, que culminou com o projeto do Centro de Memória, que estamos começando a implementar. E fazemos isso neste ano significativo, em que o escritor e jornalista que dá nome ao instituto completa 70 anos de jornalismo e 60 de literatura, junto com seus 85 anos de vida”.

“O projeto do Centro de Memória foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e continuamos em fase de captação de recursos. Mas já contamos com o patrocínio da Caterpillar do Brasil e o apoio cultural do SESC Piracicaba – duas organizações que sempre apoiaram o nosso trabalho. A elas, temos muito a agradecer” – destaca Rachel.

O Centro de Memória abriga o acervo do escritor e jornalista Cecílio Elias Netto. Ao longo de sua trajetória, ele reuniu uma ampla biblioteca, com livros e periódicos, entre outras publicações; documentos iconográficos (fotografias, slides, negativos, ilustrações, gravuras, postais, quadros etc); conteúdo e documentos em suporte físico e eletrônico; móveis e objetos artísticos e de referência histórica; entre outros itens.

“O objetivo é preservar e dar acesso público a este rico acervo” – conclui a presidente do instituto.

SEM FINS LUCRATIVOS — Como instituto sem fins lucrativos, o ICEN foi criado com objetivo de preservar e difundir os patrimônios histórico-cultural, artístico e socioambiental de Piracicaba e região. O instituto também é o responsável pela gestão do acervo do escritor e jornalista.

Ao longo desses 10 anos, o ICEN editou diversas publicações, boa parte delas focadas na história e memória de Piracicaba. Assim como realizou quatro edições do “Encontro Caipiracicabano”, com objetivo de valorizar as tradições culturais locais.

Os livros podem ser acessados por meio do site “A Província”, que é o canal de comunicação do ICEN:

https://www.aprovincia.com.br/icen/publicacoes/projetos-publicacoes-icen-21135/

E é possível acompanhar as atividades do ICEN pelo Instagram @icen.institutoceliasnetto

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima