Gilberto Pompermayer
É você que nos permite ter a expectativa nítida, profunda e elevada na busca do melhor. Saiba que é através de você que isso começa, através do seu trabalho e exemplo é que formamos grandes sociedades. É fundamental a importância que a referida profissão exerce numa nação e no planeta, pois educar é o mesmo que prevenir grandes desordens no futuro e ver no presente a sua maravilhosa contribuição para uma sociedade consciente e melhor. É assim que cada um de nós vai construindo sua identidade, suas pegadas e suas escolhas.
Vejo hoje o professor, com missão de educador, como um orientador, envolvido e comprometido, um testemunho vivo de que podemos evoluir sempre, tornando-nos mais humanos, mostrando que vale a pena viver. Exercer uma das mais refinadas profissões do Universo é um privilégio, uma oportunidade Divina de expressar e saber que a Inteligência Infinita é o seu guia constante e seu conselheiro. É uma arte, missão de evoluir a consciência humana. A realidade sempre nos proporciona elos que nos marcam profundamente o descobrir, mesmo que seja um dia de cada vez. A família, a escola e o professor em particular têm uma responsabilidade extraordinária na formação e no aperfeiçoamento da pessoa como ser integral.
O educador constrói e deve estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas com o bom uso desses conhecimentos que servirão como luz para iluminar e alimentar toda a existência. Ser educador é ter percepção, impulso vital para a sobrevivência, trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada educando, de modo que se possa evoluir nesta grande Teia da Vida. É assim que educadores com ética planetária, credibilidade e visão construtiva da vida contribuem muito para dias melhores. Que os alunos se sintam motivados a continuar, a querer aprender, a aceitar-se melhor e aceitar as diferenças que a vida realmente tem mais aspectos positivos do que negativos, que podemos realizar cada vez mais e ser luz e harmonia que ecoam na construção de um mundo melhor.
Graças a este seu trabalho missionário é que, quando pensamos em educação, costumamos pensar no outro, que somos profissionais do ensino e também da aprendizagem, porque o saber não ocupa espaço, abre. Você é um formador de opinião, que através da sua vibração autêntica, estabelece conexões significativas na relação com o outro. Suas ações são determinantes, pois desarmam as resistências e provocam, geralmente, uma resposta sempre positiva e ativa. Reconheça os grandes mestres da humanidade como educadores que contribuíram para que você também hoje pudesse assumir essa profissão. E principalmente reconheça em você, professor educador, o grande profissional que se tornou.
Muitas vezes, a vida nos pede manobras mais difíceis que ainda não sabemos fazer, mas trabalhe consciente e sempre com a expectativa do melhor, e que o reconhecimento salutar será sempre uma realidade. Na arte de ensinar e educar é preciso adestrar a Inteligência Emocional como ferramenta na comunicação e nas relações interpessoais, para deixar o círculo vicioso e entrar definitivamente para o círculo virtuoso. É por isso que descobrimos, com satisfação, que ainda é possível realizar um grande trabalho na educação brasileira. Acreditando e motivando pessoas, estimulando a criatividade e buscando soluções novas e sérias em educação integral do ser humano. O saber não ocupa espaço, abre. Com grande honra e alegria, nestas linhas, quando um mais um é sempre mais que dois, parabenizo e agradeço a todos os professores e educadores por esta data tão especial. E com a amada, querida e estimada Alma gêmea a nossa eterna gratidão. Bom dia e boas energias. Eu acredito em você.
Capítulo do Livro “A Arte Esquecida de Ser Diferente” do autor. Ed. Equilíbrio, 2ª edição – 2010.