
Evento foi realizado na Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada estadual Professora Bebel e reuniu a sociedade e especialistas
Em uma iniciativa da deputada estadual Professora Bebel (PT), segunda presidenta da Apeoesp, foram lançados ontem, 14, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em seminário, a Frente Parlamentar e o Fórum de estudos para construção dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação (PNE, PEE e PME´s). O evento reuniu especialistas em educação, professores, demais profissionais da educação, estudantes, trabalhadores, pais e mães, lideranças de movimentos sociais e de outros movimentos sociais, como os de atingidos por barragens, que lotaram o plenário Paulo Kobayashi. “Sem dúvida, um encontro memorável, com uma energia incrível, reunindo os mais diversos segmentos numa discussão mais que necessária sobre a consolidação de uma educação pública de qualidade para toda a população brasileira”, destacou.
O seminário que prosseguiu ao longo do dia contou com a participação efetiva do ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; do presidente do Conselho Nacional de Educação César Callegari; da Secretaria da Secadi do Ministério da Educação, Zara Figueiredo, assim como da diretora de Articulação com Sistemas de Ensino do MEC, Selma Rocha, além da presidenta da UMES-SP, Valentina Macedo; de Reginaldo Soeiro, coordenador do Fórum Estadual de Educação, e de Antônio Barros, da Secretaria Estadual da Educação. Todos dando importantes contribuições para o fortalecimento da educação pública no Brasil.
Bebel explica que o objetivo é colaborar na construção dos planos PNE, PEE e PME´s, garantindo que sejam elaborados de forma democrática, participativa e transparente, e possam ser acompanhados pela sociedade. “Portanto, a criação desta Frente Parlamentar do Fórum Permanente de Estudos para a Construção do Plano Nacional de Educação, do Plano Estadual de Educação e dos Planos Municipais de Educação é fundamental para que esta discussão aconteça e sejam apresentadas propostas da sociedade. Essa participação de especialistas e da sociedade organizada entendo ser fundamental para que possamos avançar para propor um plano que realmente faça da educação um importante instrumento de aprendizado da nossa juventude e transformação da nossa sociedade”, destaca.
A deputada estadual Professora Bebel diz ainda que elaborar um plano estadual é algo coletivo, que deve envolver a todos. “Só assim vamos ter uma escola de qualidade para todos os estudantes, independente da sua classe social. Não queremos que os estudantes só passem pela escola, mas que tenham direito a uma escola pública de qualidade”, diz Bebel, ressaltando que para isso é necessário criar um movimento que seja oriundo da sociedade, para se ter um plano de educação que seja democrático e emancipador, com a educação cumprindo o seu papel.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124