Oratória na Era Digital

 

Fermino Neto

 

Preconizei, com desprertensão, mas assertivo, nos microfones da Rádio Educadora de Piracicaba esse 2 a 2 que levou o XV aos píncaros da glória futebolística na voz de Mário Luiz. Djansen de Lima acompanha os dias do Nhô Quim com a mão no bolso, durante o seu fabuloso Show do Rádio, todo sábado das 10 ao meio dia, faz enquete de palpites sobre o placar do jogo em que o XV vai participar. Quem acerta leva um pix que vale R$ 15,00 por gol, sendo que, no ultimo certame, valeu 30 por gol. Graças a Deus, à estratégia do treinador e ao desempenho dos craques em campo, nossa vitória tão sonhada foi 2 a 0. Tradição é tradição, não teve como não ficar nervoso antes e muito feliz depois.

O querido amigo, pastor Toninho Stefan que esteve no campo e se emocionou com cada jogada do time, parece estar comemorando até agora, ele e o netinho Benicio. Nos cultos juntou o alvi negro do Nhô Quim ao verdão do seu Palmeiras de lei e não para de vaticinar a boa notícia do Barão de Serra Negra. Em matéria de festa e alegria, esperança e requinte,ele é o cara. Mas não ficou rouco, sabe respirar e usar seu diafragma para falar sem forçara garganta. Pensando o que? Todo dia tem uma alegria nova que Deus envia do mesmo lugar de onde vieram os 2 gols contra o Primavera e ele estará à frente de muitos validando os motivos de comemoração.  Por ai, no entanto, há muita gente rouca de tanto repetir gritar forçando a garganta. Ele não pregou sobre Noé e sua família nos três cultos do domingo, 8, 10h30,18h30. E foi um show.

Essa participação aqui na super Tribuna Piracicabana, vale o show. A credibilidade deste jornal calcado na incansável dedicação da família de Evaldo Vicente, torna possível uma atmosfera de informação e reflexão nesta Cidade que, por hora,  agradece as chuvas enviadas pelo céu.

Vamos em frente com a prosa, agora atendendo ao pedido de duas vendedoras da Ótica CS ali da Governador, nossas leitoras assíduas,  que pediram para escrever sobre técnicas de vendas numa crônica por aqui na Tribuna.

Então, meninas, vamos destacar quatro pensamentos fundamentais para grandes vendedores? Acreditar em si mesmo, nos produtos e na empresa, priorizando sempre o benefício do cliente acima do ganho financeiro, entendendo que a persistência é chave para superar desafios, e valorizando a escuta ativa para compreender as necessidades do cliente, não sendo um mero repetidor de características do produto, mas sim um consultor que orienta.

  1. Acreditar em Si Mesmo, no Produto e na Empresa

Um vendedor de sucesso precisa ter uma base sólida de confiança em seu próprio trabalho, no valor do que está a oferecer e na integridade da companhia que representa. Esta crença não é apenas um fator de motivação pessoal, mas também transparece ao cliente, gerando credibilidade e segurança.

  1. Foco no Benefício do Cliente

O vendedor profissional não deve pensar apenas no quanto pode ganhar, mas sim em como pode ajudar o cliente a resolver um problema ou melhorar sua vida através da solução que oferece. Vender mais não significa apenas fechar o maior número de vendas, mas sim vender soluções que agregam valor real ao comprador.

  1. A Persistência é Crucial

Grandes vendedores sabem que a venda é um processo e que o “não” de hoje pode ser o “sim” de amanhã, não vivendo de glórias passadas e estando sempre preparados. A resiliência é uma qualidade essencial, como um mantra para alguns: “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente”.

  1. Ouvir Ativamente é a Chave do Sucesso

Mais importante do que apresentar o produto é compreender o cliente. Um bom vendedor deve ser um ouvinte atento, colocando-se no lugar do cliente para entender as suas verdadeiras necessidades e, assim, oferecer a melhor solução, não apenas um produto genérico.

 

 

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