
Cerimônia foi realizada no domingo (12), no auditório do Armazém 14, no Parque do Engenho Central
Os artistas premiados da 23ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba foram anunciados em cerimônia no domingo (12), no auditório do Armazém 14, no Parque do Engenho Central. O 23º Salãozinho de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU).
Na categoria de 7 a 10 anos, Gustave Chateauvieux – Instituto Larissa Saruê (Buzios/RJ), 10 anos, ficou com o 1º lugar. Já Luisa Nilson Rodrigues – Colégio Marista Champagnat (Brasilia/DF), 7 anos, pegou o 2º lugar e Helena Longati – Prof Taufic Dumit (Piracicaba/SP), 10 anos, o 3º lugar.
Na categoria 11 a 14 anos, os vencedores foram Isack Souza Vieria – Instituto Larissa Saruê (Buzios/RJ) – 13 anos 0 1º lugar; Vinicius Lucas Guerra – Colegio Objetivo Mogi Guaçu (Mogi Guaçu/SP) – 13 anos -, 2º lugar, e Emmyllin Muniz Machado – Instituto Larissa Saruê (Buzios/RJ) – 14 anos – em 3º.
Todos os vencedores levaram pra casa o Troféu Zelinho, homenagem ao cartunista Zélio Alves Pinto, um dos fundadores do Salão Internacional de Humor. Os primeiros lugares levaram patins e os outros vencedores receberam kits com material esportivo, como bolas de volei, futebol, rede e raquete com bolinhas de tênis.
Participaram da cerimônia de premiação o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, o coordenador do Salão de Humor, Junior Kadeshi, e Mariela Marrano, analista de projetos do Instituto Arcor. Pedro Ribas,autor do cartaz desta edição do Salãozinho, também marcou presença.
“O Salãozinho de Humor é a porta de entrada, o início para os artistas mirins se interessarem pelo mundo das artes gráficas. Parabenizo todos os participantes e vencedores desta edição e convido as pessoas que ainda não viram a exposição do Salãozinho para prestigiarem. Os trabalhos têm muita qualidade técnica, estética, fazem rir e refletir”, observa Carlos Beltrame.
“O Salãozinho de Humor tem cada dia mais revelado artistas. Alguns deles, que já passaram dos 14 anos, começaram a participar do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, inclusive sendo selecionados. Porém, mais do que um celeiro de novos artistas, o Salãozinho tem a missão de ser um lugar onde ouvimos a voz das crianças. O que elas tem visto, ouvido e sentido do mundo”, comemora Junior Kadeshi.
A MOSTRA – O 23º Salãozinho de Humor de Piracicaba apresenta ao público 126 obras selecionadas, entre desenhos e esculturas, que podem ser vistas até domingo, 02/11, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, com entrada gratuita.
O júri de seleção e premiação foi formado por Mariana Benatti, mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da Unesp, e Sérgio Moreira da Silva, professor, ilustrador e idealizador da Grafitt Cursos de Desenho. A edição deste ano recebeu 2.567 trabalhos, enviados por escolas regulares, instituições especializadas em artes, pais e responsáveis, vindos de 19 cidades brasileiras.
SERVIÇO – 23º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Exposição no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Visitação: de 31/08 a 02/11, de quarta a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3412-3771 ou (19) 3412-3773.