Campanha de vacinação tem como público-alvo crianças e adolescentes; serão realizados exames preventivos para mulheres
No sábado (18), a Secretaria de Saúde realiza um duplo Dia D em Piracicaba: as unidades de saúde estarão abertas para a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos, e também para ações do Outubro Rosa, com coleta de papanicolau, requisição de mamografia e vacinação contra o HPV (vacinação até 19 anos).
A Campanha de Multivacinação tem como objetivo atualizar a carteira vacinal e reforçar a proteção contra diversas doenças. Entre as vacinas disponíveis estão: hepatite B, dengue (10 a 14 anos), dupla adulto (difteria e tétano), DTP (tríplice bacteriana), febre amarela, hepatite A (15 meses a menores de 5 anos), HPV (9 a 14 anos e adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados), Meningo ACWY (11 a 14 anos), Meningo C (menores de 1 ano), pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite, rotavírus, tríplice viral (SCR), tetra viral ou varicela (15 meses a menores de 7 anos com esquema incompleto) e influenza (gripe) para toda a população acima de 6 meses.
“Este será um grande dia de cuidado e prevenção. Queremos que as famílias tragam suas crianças e adolescentes para atualizar as vacinas e que as mulheres aproveitem a oportunidade para realizar os exames preventivos. O Dia D é uma ação que reforça o compromisso da Secretaria de Saúde em promover acesso, acolhimento e cuidado integral à população”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco.
Gerente da Atenção Básica, Affonso Amirati conta que as equipes estão preparadas e motivadas para o Dia D. “É sempre um momento especial de aproximação com a comunidade, quando conseguimos realizar exames tão importantes para a saúde da mulher, orientar sobre prevenção e acolher as pessoas de forma mais ampla. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem cuidado”, afirmou.
Já a gerente da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Carina Baron, diz que manter as vacinas em dia é uma das formas mais eficazes de proteger toda a comunidade. “Quando o responsável leva o seu filho de até 15 anos de idade para atualizar a sua caderneta de vacinação ele demonstra cuidado e amor. Quando a pessoa se vacina, ela não se protege apenas individualmente — ajuda a evitar a circulação de doenças e contribui para a saúde coletiva. O Dia D é uma oportunidade para reforçar a importância da vacinação para todas as pessoas, de crianças a idosos, e garantir que Piracicaba continue livre de doenças que já foram eliminadas, como poliomielite e sarampo”, explicou.
O Ministério da Saúde também reforça a vacinação contra o sarampo para toda a população de 12 meses a 59 anos, em razão do aumento de casos na América do Norte — onde se concentram 99% das ocorrências nas Américas.
Além disso, a Secretaria de Saúde de Piracicaba intensifica a imunização contra a febre amarela, com ações casa a casa que já vacinaram aproximadamente 3 mil pessoas desde 26 de julho (59% a mais do que no mesmo período de 2024).
As unidades funcionarão a partir das 8h, com encerramento em horários variados — até as 14h ou 17h, conforme a unidade.