Administração – Treinamento em liderança capacita gestores da área da saúde pública

No curso, servidores trabalham temas como comunicação eficaz e gestão de conflitos

Atividades acontecem até dia 10 para 210 servidores; objetivo é fortalecer a qualidade da gestão e do cuidado prestado à população

 

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), departamento da Secretaria de Saúde, promove até o dia 10 de outubro treinamento em liderança voltado aos gestores locais de unidades de saúde da rede municipal, responsáveis administrativos de cada setor. O objetivo é capacitar os líderes para inspirar e conduzir suas equipes com confiança, empatia e clareza, fortalecendo a qualidade da gestão e do cuidado prestado à população.

A formação parte do princípio de que líderes capacitados promovem um ambiente de apoio e respeito, o que impacta diretamente na satisfação das equipes. O curso também busca desenvolver nos servidores habilidades essenciais como comunicação eficaz, gestão de conflitos, tomada de decisão e flexibilidade — competências fundamentais no cotidiano dos serviços de saúde.

Além disso, o treinamento aborda aspectos da inteligência emocional, estimulando os participantes a compreender e gerir suas próprias emoções e as dos outros, promovendo uma cultura mais saudável, produtiva e harmoniosa. A iniciativa reforça que a liderança, quando pautada na empatia e na escuta ativa, é peça-chave para o cuidado humanizado e centrado no paciente.

Outro foco importante é o fortalecimento da colaboração entre servidores de diferentes áreas, promovendo a sinergia multidisciplinar e a resolução construtiva de conflitos. A capacitação também estimula o desenvolvimento da visão estratégica e da capacidade de delegar com confiança, além de incentivar a valorização e o crescimento dos membros das equipes.

O treinador Marcos Barrio Novo, profissional com mais de 33 anos de carreira na indústria, sendo os últimos 11 anos dedicados à função de supervisor de manutenção, com atuação na gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes de alta performance, conta que na formação, que terá a participação de 210 pessoas até o dia 10, são compilados temas teóricos e práticos, com realização de dinâmicas. “São experiências práticas que provocam reflexões e ações sobre temas que fazem parte do cotidiano e da rotina de todos, com abordagem de temas revelantes como inteligência emocional, gerenciamento de conflitos, administração de tempo, entre outros”, destacou.

Com essa iniciativa, o Neps reafirma o compromisso da Secretaria de Saúde em investir no desenvolvimento de seus gestores, reconhecendo que lideranças preparadas são fundamentais para alcançar a excelência técnica e a gestão eficaz da saúde pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima