
Cultura de Quilombo chega à 8ª edição em Piracicaba celebrando as crianças, as mulheres e a gastronomia quilombola
No próximo domingo, 5, a partir das 12 horas, o Parque Residencial Eldorado será palco da 8ª edição do Cultura de Quilombo, um encontro que celebra a cultura negra como prática de vida, resistência e memória. O evento será na Associação de Moradores do Bairro Parque Residencial Eldorado (Av. Romeu Italo Ripoli, 620) e coloca no centro da roda a infância e as mulheres, unindo samba, Gira Reflexiva e Quilombrincar.
Inspirado no pensamento da pesquisadora e historiadora, Beatriz Nascimento (1942–1995), que via o quilombo como espaço de empoderamento coletivo, democrático e de resistência, o projeto ressignifica as periferias como quilombos urbanos contemporâneos, mostrando que a roda de samba não é apenas espetáculo, é prática cotidiana de consciência, pertencimento e identidade.
Nessa edição a infância ganha destaque, por meio do projeto 14 Sambas, que apresenta uma releitura de músicas voltadas ao universo infantil, e o espaço Quilombrincar, dedicado à vivência lúdica e à troca de saberes.
Entre os pontos de destaque estão a “Gira Reflexiva”, que coloca as mulheres no centro das discussões sobre futuro, legado e resistência cultural, e também o símbolo da Escola de Samba Ekyperalta, o “Garoto Peralta”, figura brincalhona que traduz o orgulho coletivo e a identidade cultural do bairro. A programação ainda contará com a presença do DJ Du Kalifa, que promete elevar a energia do público e colocar para dançar, juntos, diferentes gerações.
Outro eixo central do encontro é a cozinha quilombola, entendida como território de acolhimento, afeto, memória e geração de renda. Nesta edição, o destaque é a Paella Caipira, que celebra a riqueza da cozinha de quilombo e a tradição afro-caipiracicabana. Mais do que um prato, é uma experiência que conecta a diversidade das comunidades, histórias e saberes ancestrais, valorizando ingredientes locais e a força do trabalho colaborativo. “A cultura também se expressa na mesa, através dos sabores e da partilha coletiva”, destaca Paulo César Ferraz, o Teda, um dos organizadores.
“Vejo o Quilombola, a comunidade e o samba dentro deste novo momento como um marco histórico, tanto para o projeto quanto para nossa região. São 25 anos de trajetória e o Cultura de Quilombo, como mais nova vertente do Quilombola, assume papel fundamental, com foco real de agente transformador e de acesso às pessoas de diversos pontos da cidade. A comunidade é o pilar de nossas ações, e o olhar é promissor para 2026, ampliando ainda mais nossa rota de aquilombamento com samba, culinária, empreendedorismo e informação”, afirma Paulo Ricardo Graciano, produtor cultural da 8ª edição.
Mais do que um evento cultural, o Cultura de Quilombo reafirma o samba como norteador, reconhece a infância como potência transformadora, valoriza a cozinha como espaço de memória e resistência, e fortalece os territórios negros como espaços vivos de identidade, ancestralidade e pertencimento.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A Paella Caipira estará disponível em quantidade limitada, por meio de uma contribuição simbólica de R$25,00 por prato, para fortalecer e apoiar a continuidade do projeto. Mais informações por meio do telefone (19)
SERVIÇO
8ª edição do Cultura de Quilombo, domingo, 5, na Associação de Moradores do Bairro Parque Residencial Eldorado – Av. Romeu Italo Ripoli, 620, Piracicaba. Entrada gratuita e aberto ao público em geral. Paella Caipira: pratos limitados; contato WhatsApp (27) 99771- 4132