
CBF anuncia novo calendário do futebol profissional masculino até 2029 e o XV de Piracicaba é uma das equipes que pode se beneficiar com as mudanças
Luiz Tarantini
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, uma reformulação histórica no calendário do futebol profissional masculino. O novo modelo entra em vigor a partir de 2026, com planejamento já definido até 2029. O formato promete mais equilíbrio: menos jogos para os clubes da Série A e mais oportunidades para equipes das divisões de acesso.
O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que a mudança era uma das prioridades de sua gestão. “O processo de elaboração do novo calendário foi amplamente debatido. A CBF ouviu clubes, federações e representantes do mercado. 2026 ainda será um ano de transição, mas toda caminhada precisa de um primeiro passo. Este primeiro passo será dado hoje”, afirmou.
Principais mudanças nos Campeonatos Estaduais: redução de 16 para 11 datas (11 de janeiro a 8 de março); Copa do Brasil: aumento de 92 para 126 clubes em 2026; Série A entra apenas na 5ª fase; Séries A e B: formato mantido, mas com antecipação do início e paralisação durante a Copa do Mundo; Série C: formato atual mantido em 2026; passa para 24 clubes em 2027; em 2028 terá 28 clubes em dois grupos; Série D: de 64 para 96 clubes em 2026; criação de playoffs; mínimo de 10 jogos por equipe.
Competições regionais: retorno da Copa Norte, criação da Copa Centro-Oeste e da Copa Sul-Sudeste; Copa Verde passa a ser disputada entre campeões do Norte e do Centro-Oeste. Clubes em torneios da Conmebol: ficam fora das regionais.
IMPACTOS ESPERADOS – Redução de até 15% no número de jogos para clubes da Série A. Aumento de 26% no número de clubes com calendário nacional. Criação de 82 novas vagas em competições da CBF.
Investimento ampliado para R$ 1,3 bilhão. Crescimento de 11% no total de partidas organizadas pela entidade. E participação das 27 federações estaduais em competições regionais.
A CBF destaca que a mudança leva em conta os calendários da FIFA e da Conmebol, as dimensões do país e o crescimento de competições internacionais, como a Copa do Mundo com 48 seleções e o novo Mundial de Clubes.
BENEFÍCIO PARA O XV – Entre os clubes que podem ser beneficiados, está o XV de Piracicaba. A Série D do Brasileiro de 2026 terá 96 participantes, com início em 5 de abril e término em 13 de setembro, totalizando 610 partidas. A partir de 2027, seis equipes conquistarão o acesso para a Série C.
Na disputa da Copa Paulista, o Nhô-Quim, caso campeão, poderá escolher entre disputar a Série D ou a Copa do Brasil. Se já estiver incluído na lista de clubes da Série D, terá a possibilidade de optar pela Copa do Brasil e disputar até quatro competições em 2026: Paulista Série A2, Brasileiro Série D, Copa Paulista e Copa do Brasil.