
“Gostaria que a educação deixasse de ser uma causa e passasse a ser uma política de estado, mas ainda é uma causa”, afirma
A deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) reassumiu a presidência da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), uma das principais da Casa, um reconhecimento de sua dedicação e experiência nas causas da educação pública. Seu nome foi indicado pela bancada do Partido dos Trabalhadores e aprovado por unanimidade pelos membros da Comissão de Educação e Cultura da Casa, em reunião na tarde desta última terça (30). Bebel vinha presidindo a Comissão de Educação e Cultura desde o seu primeiro mandato, em 2019, e passou neste ano esta missão ao seu colega de bancada, o deputado Simão Pedro.
A eleição de Bebel ocorreu, como ela mesma destaca, após a injusta cassação do mandato de Simão Pedro, depois de algumas semanas lutando para assumir o cargo, inclusive cobrando da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que fosse dado quórum para que a eleição fosse realizada, o que finalmente acabou ocorrendo. É que a presidência desta comissão cabe, por direito, em função do regimento da Alesp, ao Partido dos Trabalhadores.
Ao reassumir a presidência da Comissão de Educação e Cultura, Bebel disse que “gostaria que a educação deixasse de ser uma causa e passasse a ser uma política de estado, mas ainda é uma causa, porque temos muitos problemas profundos a serem resolvidos. Esta Casa tem que começar a discutir o Plano Estadual de Educação para os próximos dez anos, que deve ser democrático, emancipador e que garanta uma educação pública de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora”, disse, destacando que os municípios também precisam participar desta discussão. “Portanto, estar na presidência desta Comissão é um momento muito rico de debate, e isso é muito importante, até porque no próximo dia 14 de outubro faremos o lançamento de uma Frente para debater esse Plano Estadual de Educação”, completa.
Enfim, Bebel diz que a Comissão de Educação e Cultura “é um espaço importante para a nossa luta, uma vez que é nesta Comissão que analisamos os projetos de lei e fiscalizamos as ações do executivo no âmbito da educação e da cultura. Temos, neste momento, o grande desafio de contribuir também com a construção do PNE – Plano Nacional da Educação, que poderá ser referência para os Planos Estaduais e Municipais de Educação”, completa.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124