Futebol – XV de Piracicaba está na final da Copa Paulista

XV venceu o Comercial por 1 a 0 e está na final da Copa Paulista. CRÉDITO: Mariana Kasten

XV de Piracicaba vence o Comercial no Barão da Serra Negra, conquista vaga na final da Copa Paulista e garante calendário nacional em 2026

 

 

Luiz Tarantini

 

Com gol de Luiz Gustavo logo aos 4 minutos, o Nhô-Quim derrotou o Comercial por 1 a 0 no Barão da Serra Negra, diante de mais de 12 mil torcedores, recorde de público na competição. A vitória coloca o XV na decisão contra o Primavera e assegura participação em torneio nacional na próxima temporada.

Com muita festa do torcedor piracicabano, que bateu recorde de bilheteria no sábado no “Barão” nesta edição da Copa Paulista, colocando mais de 12.000 torcedores nas arquibancadas para acompanhar a vitória do Nhô-Quim contra o Comercial, valendo a vaga na grande final da competição.

A partida foi uma verdadeira avalanche de emoções, além da euforia que vinha das arquibancadas pela possibilidade do XV vencer e avançar para a final, a festa da torcida empolgava até o mais frio e desacreditado torcedor, que na melhor condição de “São Tomé”, pagava para ver o alvinegro mais uma vez na final.

O desenho da festa já ganhou o combustível que precisava, quando aos 4 minutos da primeira etapa, após escanteio pelo lado direito do ataque e cobrança perfeita do lateral direito Michel, a bola encontrou a cabeça do grandalhão zagueiro prata da casa Luiz Gustavo, que testou forte sem chances nenhuma para o goleiro João Lucas, que viu sua meta ser vazada e deixar o sonho do “Bafo” em disputar uma competição nacional, ainda mais distante.

O time dirigido pelo experiente Roberval Davino, se assustou com a massa alvinegra piracicabana, e com o bom futebol apresentado pelo Nhô-Quim. Os jogadores do Comercial até tentavam articular jogadas para invadir a área quinzista, mas o bom posicionamento da zaga piracicabana e a proteção exercida por Carlos Manuel e Gustavo Hebling não permitiam as investidas do time de Ribeirão Preto.

Após várias mudanças de ambas as equipes, pelo lado do Comercial buscando uma forma de conseguir atacar e ser mais agressivo, e pelo lado do XV, Moisés fez as alterações para dar gás novo na marcação, e para bloquear a saída de bola do time do Comercial, e funcionou. Já no final da partida, em falta cobrada da entrada da grande área, o goleiro do Nhô-Quim apareceu bem, e com uma defesa no seu ângulo esquerdo, impediu o que seria a sobrevida do “Bafo”. Final de jogo, XV 1 x 0 Comercial, o XV chega a mais uma disputa pelo título, e o calendário em uma competição nacional em 2026.

O seu adversário será o time do Primavera de Indaiatuba, que conseguiu o placar de 2×1 no Moises Lucarelli levando a decisão para as penalidades máximas, e aí apareceu a estrela do goleiro Ariel, que com duas ótimas defesas, garantiu o “Fantasma” na final para disputar com o Nhô-Quim quem será o grande campeão.

A imagem da emoção da vitória do XV no sábado está em um vídeo que foi postado nas redes sociais, com o presidente da torcida AR XV, Antônio Carlos Leite, mais conhecido como “Carlinhos da AR XV”, que aos prantos dizia do “orgulho de ser quinzista”. A festa para as duas próximas partidas da grande final já está garantida. Pela melhor campanha durante toda a competição, desde a fase classificatória até as semifinais, o XV faz a última e decisiva partida em seu estádio para premiar o seu torcedor e bater mais uma vez o recorde de público na temporada.

 

 

FICHA TÉCNICA

Semifinal: 2ª rodada

Data: 27/09/2025

Horário: 18:00

Árbitro: João Vitor Gobi

Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Luiz Alberto Andrini Nogueira

Cartões Amarelos: XV de Piracicaba: Carlos Manuel e Moises Egert (técnico)

Cartões Vermelhos: Comercial: Wellington Petuba

GOLS: XV de Piracicaba: Luiz Gustavo 4’/1T

Público: 12.268 torcedores

Renda: R$ 233.225,00

Estádio: Barão de Serra Negra

XV de Piracicaba- Reynaldo; Michel (Iago), Luiz Gustavo, Luís Felipe (Almir Luan) e João Victor; Gustavo Hebling, Carlos Manuel (Djavam) e Serginho; David Ribeiro (Erik Bessa), Paulo Marcelo e Léo Santos (Natan).  Técnico: Moisés Egert

Comercial – João Lucas; Wellington Petuba, Leandro Sergipe, Lucas Lima e Alex Silvério; Felipe Mian (Gabriel Barros), Frank (Arthur Mascaro), Matheus Prado e Carlos Bajé; Felipe Rodrigues e Marcelinho. Técnico: Roberval Davino.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima