Câmara – Fórum prepara manifesto em defesa da cidade inteligente

Reunião de fórum permanente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26). CRÉDITO: Aline Capucim

 

Transformação de Piracicaba, na garantia de melhor qualidade de vida para seus habitantes foi destaque na 5ª reunião mensal do Fórum de Inovação

 

 

O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba, sob a coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT), realizou, na manhã desta sexta-feira (26), no segundo andar do prédio anexo, sala Walter Ferreira da Silva, a quinta reunião mensal. O encontro retomou a discussão temática sobre cidades inteligentes e os desafios de enfrentar as mudanças climáticas, as crises globais e ambientais, fatores que têm levado os centros urbanos a repensarem suas formas de crescimento e de gerenciamento, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Após ampla discussão sobre a temática e a análise do ranking das melhores cidades, os participantes avaliaram a minuta de um manifesto em Piracicaba, que envolverá diversos setores, além da população em geral, destacando o potencial do município em ações que podem se transformar em políticas públicas perenes.

Nos encaminhamentos finais da reunião, foram pontuadas ações imediatas, como a realização de uma agenda com o prefeito municipal, Helinho Zanatta (PSD), para apresentação da minuta do manifesto; o convite ao secretário estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; a promoção de debates sobre as PPPs (Parcerias Público-Privadas); o reforço das discussões sobre a proposta de restabelecimento do IPPLAP (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), visando a criação de um organismo de Estado e não de governo; além da ampliação dos convites a pesquisadores da USP. Também foram registradas contribuições das demais entidades e integrantes do Fórum Permanente, sempre com o propósito de melhorar a posição de Piracicaba no ranking das cidades inteligentes, em que atualmente ocupa o 27º lugar no Estado e o 94º no levantamento nacional da Plataforma Connected Smart Cities.

Fabrício de Campos (AFEPI/TINsPiracicaba) apresentou a minuta do manifesto, com base no conceito de cidades inteligentes e em seus pilares de sustentação. Ele destacou o aspecto social, voltado à garantia de melhor qualidade de vida; a gestão, que deve considerar a consolidação da transformação digital em políticas públicas transparentes; e o pilar tecnológico, que tem como princípio a conexão, transformando teoria em atividades práticas. Segundo ele, a ideia é promover cidades inteligentes com foco na mobilidade, a exemplo do conceito dos 15 minutos, em que tudo o que o cidadão precisa para viver esteja acessível em curto tempo de deslocamento. Fabrício também ressaltou que o teor da minuta dará sustentação ao manifesto a ser debatido com entidades e com a população em geral.

A reunião contou ainda com a participação de Mário Camargo (assessoria da vereadora Rai), Nilceia Cristina dos Santos (Fatec), Guilherme Coletti (Etec Deputado Ary Pedroso), Naiá Nogueira (ComClima), Vitor Pires Vencovisky (presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação), Carlos Roberto Rodrigues (presidente do Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba), Carlos Edmundo Gomes (Sesi), Juan Sebastianes (ComClima), Éliton Claus (Prefeitura/ADMGOV), Gustavo Galvão (Prefeitura/Semdec) e Klauber José Marcelli (Etec Cel. Febeliano da Costa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima