Cursinhos populares -Professora Bebel faz hoje encontro em Campinas para organização e formação

Encontro será em Campinas, na sede do Sindipetro Unificado SP, hoje, a partir das 9h; Professora Bebel falará das diversas experiências no setor

 

 

Segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT) promove neste sábado, 20, o Encontro de Organização e Formação de Cursinhos Populares, às 9 horas, em Campinas, no Sindipetro Unificado SP Regional Campinas, na Rua Cônego Manoel Garcia, 1010 Jardim Chapadão. No evento, que reunirá estudantes, pais, educadores e lideranças sociais, Bebel falará das diversas experiências de cursinhos populares, como o “Paulo Freire”, que desde 2020 vem sendo promovido em Piracicaba, numa parceria da Subsede da Apeoesp e do seu mandato popular, e que neste ano conta com a participação de 400 alunos, que contam com aulas às quartas e quintas-feiras e também aos sábados, nas EE Sud Mennucci e “Dr. Jorge coury”.

Desse total, 40 alunos inclusive são beneficiados com uma bolsa de estudo, criado pelo governo federal do presidente Lula, que assegura mensalmente uma ajuda de custo de R$ 200,00, que são cadastrados no CAD Único. “É um incentivo para que possam frequentar o cursinho popular, num total de sete parcelas, que já foram iniciadas e que serão pagas até dezembro, quando será concluída esta turma do cursinho. Os professores, que antes eram voluntários, também passaram a receber uma bolsa, conforme as aulas que lecionam”, conta a deputada estadual Professora Bebel.  Todo esse financiamento é assegurado pela Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), que  visa apoiar cursinhos populares no Brasil, de modo a garantir suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos, especialmente negros e indígenas brasileiros, que buscam ingressar na educação superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  De acordo com a parlamentar, esse apoio visa fortalecer cursinhos pré-vestibulares populares e comunitários, assim como elaborar orientações focadas no Enem para a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da Rede, além de preparar os estudantes, ampliando a possibilidade de acesso à educação superior, principalmente de pessoas negras e indígenas e contribuir para retomada do interesse do jovem brasileiro pelo Enem, que voltou a crescer em 2023, assim como contribuir para ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.

Desde o seu início, em Piracicaba, o cursinho popular “Paulo Freire” é inteiramente gratuito e as vagas são preferencialmente a estudantes da rede pública de ensino que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio. Para Bebel, a iniciativa do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, de lançarem a Rede Nacional de Cursinho Populares, é extremamente necessária e compõe um conjunto de melhorias efetivas do governo federal quanto ao acesso e à qualidade da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima