Desafio de Vídeo – XV e Comercial estreiam nova ferramenta da Fifa

Desafio de Vídeo estreia na partida entre XV e Comercial. CRÉDITO: Divulgação/FPF

Tecnologia inédita no país, Desafio de Vídeo permite ao treinador solicitar revisão; cabine será usada nas semifinais da Copa Paulista Sicredi

 

 

A Federação Paulista de Futebol (FPF) estreará nas semifinais da Copa Paulista Sicredi uma ferramenta de arbitragem inédita no Brasil: o Football Video Support (FVS), ou Vídeo Suporte ao Futebol.

O chamado Desafio de Vídeo é um projeto-piloto da FIFA, em parceria com a CBF, que convidou a FPF a implementar a novidade em uma competição profissional masculina. A ferramenta também será testada nas fases finais da Copa do Brasil Feminina.

Diferente do VAR tradicional, que monitora todas as jogadas com árbitros de vídeo, no FVS o treinador de cada equipe é quem pode solicitar a revisão de lances específicos: gol, pênalti, cartão vermelho direto, cartão aplicado ao jogador errado.

Para acionar o recurso, o técnico deve fazer o gesto girando o dedo no ar e entregar ao quarto árbitro um cartão de solicitação de desafio. A partir daí, o árbitro principal se dirige à cabine de revisão, instalada à beira do gramado, onde assiste ao lance com auxílio de um operador de replay.

Cada time terá duas solicitações por partida. Caso o pedido seja validado, a equipe mantém o direito ao desafio. Gols e cobranças de pênaltis (em disputas eliminatórias) continuam sendo revisados automaticamente, sem necessidade de solicitação.

DEMOCRATIZAÇÃO – O FVS foi desenvolvido para contextos mais simples e acessíveis. Diferentemente do VAR, que demanda grandes equipes e estruturas complexas, o sistema exige apenas uma cabine e um operador de replay. O objetivo é democratizar o uso da tecnologia, tornando-a viável em torneios com menos recursos, mas que também necessitam de suporte em lances decisivos.

“Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da Fifa, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil, uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia e em sintonia com as melhores práticas do futebol mundial”, destacou o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.

FPF – A estreia do Desafio de Vídeo reforça o caráter inovador da FPF. Só em 2025, a entidade já havia sido pioneira no Brasil ao adotar o impedimento semiautomático, o Sistema Multiball e a câmera do árbitro, todos implementados no Paulistão Sicredi.

Com mais essa novidade, São Paulo segue na linha de frente tecnológica, ajudando a escrever novos capítulos na modernização do futebol mundial.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima