
A Secretaria Municipal de Educação realiza a 2ª Feira de Matemática, Ciência e Tecnologia, a Eureka!, nos dias 24 e 25 de setembro, das 8h30 às 16h30, nos galpões 9 e 10 do Engenho Central. A iniciativa é aberta ao público e, para participar, basta preencher o formulário de inscrição no site: https://x.gd/C5OQG. A feira é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as empresas Colaborativa, Pecege e Pague Menos e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
A abertura oficial do evento ocorre no dia 23, às 19h, no anfiteatro da secretaria, com uma palestra do professor mestre Rodrigo Morozetti Blanco, que possui uma vasta formação acadêmica e experiência na área da matemática.
Blanco é Mestre em Matemática pelo Profmat, Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo e formador certificado do Programa de Especialização Docente (PED), oferecido no Brasil pelo Instituto Canoa em parceria com a Universidade de Stanford.
Além disso, atuou como professor de matemática durante 20 anos e há oito é formador de formadores e de professores. Autor de materiais didáticos aprovados no PNLD e colaborador de diversas editoras na produção de livros, apostilas, avaliações e outros produtos, publicou também livros para formação de professores abordando os temas de planejamento de aulas, metodologias de ensino e processos de avaliação.
Já nos dias 24 e 25/09, quarta e quinta-feira, o Engenho Central abrirá as portas para a exposição dos projetos selecionados, jogos, desafios digitais, clubinho de ciências, museu da tecnologia, atividades culturais, observatório do sol e realidade aumentada.
“A Feira Eureka é um espaço para o protagonismo juvenil e que desperta nos nossos estudantes o prazer de investigar, experimentar e criar. Acreditamos que a educação vai muito além da sala de aula, e eventos como esse mostram a força do conhecimento quando ele é compartilhado com a comunidade escolar”, destacou Juliana Vicentin, secretária de Educação.
PROJETOS – Os projetos inscritos na feira foram divididos em duas categorias: Manduri (para crianças do Jardim I ao 2º ano) e Bugia (para alunos do 3º ao 5º ano e da EJA). A avaliação das propostas foi conduzida por uma comissão julgadora composta por especialistas pedagógicos e parceiros, incluindo a empresa Colaborativa e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. As 12 melhores propostas de cada categoria serão expostas durante a Feira Eureka. Todos os projetos que atenderam aos critérios de avaliação também serão publicados em uma revista eletrônica da feira, contribuindo para a disseminação de boas práticas pedagógicas.