
Disseminar cultura para comunidades com pouco acesso e mudar a realidade das pessoas que habitam o entorno das escolas públicas é a proposta do Projeto Reciclando com o Ópera na Escola. O projeto socioeducativo engloba a apresentação do espetáculo Pedro e o Lobo, oficina de confecção de instrumentos com materiais reciclados e debate com integrantes da equipe. Antes da apresentação, será enviado aos professores de Arte das escolas uma proposta pedagógica para introduzir os alunos ao universo da música clássica.
O espetáculo Pedro e o Lobo é uma versão em português da famosa obra do compositor russo Sergei Prokofiev. Com tradução e adaptação de Florent Reard, a peça conta a história de Pedro, um garoto que vive em um chalé no meio das montanhas, ao lado de seu avô e de três amigos: o passarinho, a pata e o gato. Certo dia, surge na floresta o lobo mais feroz já visto por aquelas redondezas e o avô de Pedro, preocupado, o repreende por temer a presença do lobo na floresta. Mas Pedro é destemido e sai à caça do lobo juntamente com seus amigos.
Pedro e o Lobo é uma história contada através da música. Foi escrita em 1936 com o objetivo de mostrar ao público as sonoridades dos diversos instrumentos.
“Muitas pessoas tem seu primeiro contato com a música clássica através deste projeto e, por isso, promovemos este encontro com os artistas, onde o público poderá fazer perguntas e tirar suas dúvidas, aproximando crianças e adultos de uma realidade que desmistifica as profissões relacionadas às artes e gera a possibilidade de nova perspectiva profissional. Além de promover o acesso a apresentações artísticas de qualidade, um dos nossos objetivos é mostrar que a arte pode ser, sim, uma possibilidade para esses jovens”, declara Cléia Mangueira, produtora e co-idealizadora do projeto.
A 12ª edição do Projeto Reciclando com o Projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas, conta com o patrocínio da Klabin, apoio cultural do Pateo do Collegio, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativas, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.
SERVIÇO
Apresentações dia 13, às 10 horas, na EE Profª Márcia Regina Modesto de Paula da Rocha (Endereço: Rua Nilo Peçanha, 1.510 – Santa Terezinha); Dia 13, às 15 horas, na EE Profº Francisco Mariano da Costa (Rua Profª Laura Fernandes de Campos Ferrari, 47 – Novo Horizonte); Dia 20, às 10 horas, na EE Profª Mirandolina de Almeida Canto (Rua Argentina, 65 – Piracicamirim); Dia 27, às 10 horas, na EE Profª Jaçanã Altair Pereira Guerrini (Rua Dr. Paulo Pinto, 2769 – Vila Independência); Dia 27, às 15 horas, na EE Pedro de Mello (Rua Dezesseis de Julho, 288 – Tupi). Grátis